CARACTERIZAÇÃO DOS SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL (MEDICINA VETERINÁRIA)

Jesielle Oliveira, Tayanara Gomes, Bidiah Neves

Resumo


As religiões de matriz africana são alvos de intolerância religiosa se tratando de rituais com animais, contudo grande parte das pessoas desconhece a existências de outras religiões que também os praticam e geram um produto, comercializado e exportado com certificação halal, kosher, agregando valor a economia brasileira. Esta pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, realizada por levantamento bibliográfico, em ambiente virtual e pesquisa prática por meio de formulário via Google forms. A pesquisa descreve técnicas utilizadas no sacrifício animal nas tradições das religiões de matriz africana, refletindo questões éticas relacionadas ao impacto econômico, bem-estar animal e abate humanitário, priorizando o respeito à liberdade religiosa. Os resultados mostram espécies utilizadas nos rituais de religiões afro-brasileiras: aves, caprinos e bovinos. Constatou-se que o bem-estar animal é importante para estas religiões. Porém, os métodos utilizados para insensibilização no momento do sacrifício, são orações, música e banho de ervas, técnicas que, não há evidências científicas que comprovem sua eficácia. Dentre as crenças de origem africana, nem todas realizam sacrifícios, essa diversidade foi notória na Umbanda. O fato de terem adeptos de uma mesma crença, com costumes diferentes, resultou em uma variedade de técnicasutilizadas no sacrifício de animais. As principais foram: corte profundo no pescoço, decapitação e apunhalada no coração. P ercebeu-se a necessidade de padronização das técnicas de sacrifícios com animais nas religiões de matriz africana, objetivando o bem-estar dos animais e quem sabe, a possível implementação de insensibilização, que não interfiram nas doutrinas e possa ser aceito por esse grupo.


Palavras-chave: “Rituais com Animais”; “Liberdade Religiosa”; "Legislação"; "Bem-estar animal”; “Abate humanitário”.


Texto completo:

PDF

Referências


RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. Guia para eficiência nos estudos, v. 4, 1996.

SCHNEIDER, Sérgio; SCHIMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de sociologia, v. 9, n. 1, p. 49-87, 1998.

STERZA, A. et al. Abate halal com e sem insensibilização em ovinos: implicações sobre o bem-estar animal e a eficiência da sangria. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 72, n. 5, p. 1839-

, 2020


Apontamentos

  • Não há apontamentos.