FOLICULITE-FURUNCULOSE-CELULITE DO PASTOR ALEMÃO - RELATO DE CASO (MEDICINA VETERINÁRIA)

Sandy Faria, Viviane Queiroz, Pedro Ilha

Resumo


A Foliculite-Furunculose-Celulite do Pastor Alemão é uma piodermite profunda causada principalmente pelo Staphylococcus pseudointermedius e normalmente ocorre de forma secundária a outras doenças. Pressupõe-se que é a única com predisposição genética mas pode acometer diversas raças, idades e sexos. Objetiva-se relatar o caso de um cão da raça Pastor Alemão macho de
cinco anos de idade, pesando 31,950kg, tendo iniciado sintomas há dois anos. Foram realizados exames como hemograma, bioquímica sérica, sorologia por diluição total ELISA e RIFI para Leishmaniose, Imprint das lesões e biópsia por método punch para análises histopatológicas. Dados os achados histopatológicos chegou-se à conclusão primeiramente de Dermatite Piogranulomatosa
acentuada e uma contraprova unida ao aspecto das lesões e histórico clínico foi condizente com a suspeita de Complexo Foliculite-Furunculose-Celulite do Pastor Alemão. O tratamento inicial foi realizado com antibioticoterapia sistêmica a base de cefalexina e anti inflamatório a base de meloxicam, posteriormente corticoterapia sistêmica a base de prednisolona, antibioticoterapia sistêmica a base de enrofloxacino e tópica a base de digluconato de clorexidina. O paciente apresentou melhora e benefícios significativos embora existam contra indicações por parte de vários autores acerca do uso de corticoides no tratamento.
Palavras-Chave: Celulite; Foliculite; Furunculose; Pastor Alemão; Piodermite


Texto completo:

PDF

Referências


LIMA, D. A. S. Pseudintermedius e S. Aureus Resistentes Isolados de Cães com Piodermite Superficial. 2021, 72p. Dissertação (Mestrado em Biociência Animal) - Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, 2021.

MAY, E. R. Piodermite. In: TILLEY, L. P.; SMITH, F. W. K. Consulta Veterinária em 5 minutos espécies canina e felina. 5. ed. Barueri: Manole, 2015, p. 1040-1041.

PATEL, A.; FORSYTHE, P. Dermatologia em Pequenos Animais. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 379p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.