A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (PEDAGOGIA)

Davi Alves, Lethycia Silva, Edlamar Clauss

Resumo


A arte sempre esteve presente na vida dos seres humanos, não diferiria na educação e na inclusão, o presente artigo objetiva discutir e compreender quais são as contribuições que a arte, a música, o teatro, a dança e a arteterapia oferecem para o ensino, aprendizagem e inclusão das crianças com deficiências, analisar o uso das práticas artísticas na educação, incentivar o uso das metodologias artísticas no ensino inclusivo. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa, técnica descritiva, metanálise. Na teoria e na prática as manifestações e expressões artísticas na escola trazem vários benefícios na educação inclusiva, respeitando as singularidades de cada discente durante seu processo de formação acadêmica. Assim, é recomendada a valorização da arte como uma disciplina, com um universo de possibilidades que pode e deve ser explorado, investigado e utilizado pelos docentes na pratica educativa. Vale aqui ressaltar que incluir não é uma opção, é um dever ético, social, moral, pessoal, que precisa da participação de toda a comunidade escolar.

Palavras-Chave: Arte; Linguagens artísticas; Arteterapia; Inclusão.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL.. Resolução CNE/CEB n.o 02, de 10 de maio de 2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.