OS BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO INTEGRADA AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Márcia Rodrigues, Edlamar Clauss

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e interação social da pessoa. Crianças que tem esse diagnóstico apresentam dificuldades na linguística, déficit de atenção, dificuldade na aquisição de conhecimento e comportamento restritivo e repetitivo. O uso de jogos digitais no ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes autistas se mostrou eficaz, facilitou o entendimento e revelou ser bem-sucedido, pois esses jogos eletrônicos se utilizam de imagens coloridas que despertam a atenção e botões com cores fortes vibrantes que auxiliam na coordenação motora delas. O
mundo moderno criou uma ferramenta digital que se tornou importante dentro do contexto educacional que é a gamificação que significa o uso de estratégia e técnicas de jogos em ambientes que não são considerados de jogo. Esse artigo destaca os benefícios da gamificação integrada ao ensino-aprendizagem de crianças autistas no Ensino Fundamental I. O método utilizado aqui é a revisão bibliográfica e aborda resultados de uma pesquisa científica de natureza básica qualitativa. Esses resultados são positivos para os autistas, pois destaca-se um progresso grande no desenvolvimento social, cognitivo e psicológico. O objetivo desse trabalho é verificar como a gamificação pode contribuir na aprendizagem de alunos com autismo dentro do contexto educacional e averiguar a eficácia de jogos digitais como facilitador na educação de crianças e adolescentes com o sem deficiência. Embora os jogos eletrônicos sejam bastante promissores nessa área,
observa-se que ainda há poucos que são desenvolvidos para pessoas com deficiências.

Palavras-Chave: Autismo; jogos; gamificação; abordagem; tecnologia.


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Referências


DSM-5 Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, a criança com (TEA).

FARDO, Marcelo Luís. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.


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