ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA AUXILIAR CRIANÇAS NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (SISTEMAS DE INFORMAÇÃO)

Leandro Alves, João Victor Pereira, Ana Carolina Faria

Resumo



Este trabalho constitui-se na análise da viabilidade técnica para o desenvolvimento de um MVP de jogo educacional para auxiliar crianças no ensino de lógica de programação. A análise realizada permeia as etapas de desenvolvimento de um jogo educacional capaz de auxiliar crianças a compreenderem lógica de programação de forma simplificada e interativa. A utilização da metodologia Lean Startup no desenvolvimento do jogo resultou na criação da primeira versão de um produto mínimo viável para coleta de métricas da primeira versão, ajustes e validação da ferramenta. O resultado foi obtido após a execução completa do ciclo de feedback Construir-Medir-Aprender, onde o feedback gerado por uma amostra de pessoas indicou pontos de ajuste para melhorias na primeira versão do jogo. Foi constatada a viabilidade técnica da construção de um MVP de jogo educacional capaz de auxiliar no ensino de lógica de programação para crianças. A implementação do Lean Startup durante o processo de desenvolvimento do
MVP foi fundamental para alcançar os objetivos específicos e o geral, resultando na criação do jogo.

Palavras-Chave: jogo educacional; lógica de programação; análise de viabilidade; MVP.


Texto completo:

PDF

Referências


BERARDI, Daniela; CALVANESE, Diego; DE GIACOMO, Giuseppe. Reasoning on UML classdiagrams. Artificial intelligence

BEZERRA, André Luis Rodovalho. Modelagem de Processos. 2009.

CARVALHO, Técia. O que é gestão de projetos? Aprenda como ela te auxilia nas atividades do negócio, Voitto, 2020. Disponível em:. Acesso em: 20 de abr. de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.