PRODUÇÃO, DESTINAÇÃO E USO DE RESÍDUOS DE PODAS NO DISTRITO FEDERAL (AGRONOMIA)

João Pedro Oliveira, Marcos Cruz, Eder Moscon

Resumo


RESUMO: Atualmente a necessidade da busca por vias alternativas de garantir a produção de alimentos de forma sustentável e rentável ao produtor, reduzindo a dependência externa por adubos químicos. Este estudo teve por objetivo fazer o acompanhamento e levantamento da produção, destinação e uso dos resíduos de podas feitas no Distrito Federal. Para o desenvolvimento do projeto realizou-se o acompanhamento da poda de arvores arbórea distintas de tamanho e espécie, junto à empresa Neoenergia. A oferta de resíduos de poda no Distrito Federal é abundante, porém com variações anuais, causadas principalmente pela alternância de locais da prática e da velocidade de recomposição da parte aérea das espécies arbóreas ou arbustivas que passam pelo processo de poda. A destinação aos produtores, em termos de volume de material, ainda não é totalmente conhecida, pois, a Seagri-DF não tem controle absoluto sobre a distribuição. O uso também é bastante limitado, uma vez que muitos produtores ainda não sabem ou não utilizam o material, principalmente por desconhecimento de como o fazer. Torna-se evidente a necessidade de criação de novas políticas no que diz respeito aos resíduos de poda afim de diminuir o seu impacto ambiental e buscas novas alternativas de reutilização e aplicação na agricultura.


Palavras-Chave: Arborização urbana; gestão de resíduos; resíduos de podas; valorização
de resíduos.


Texto completo:

PDF

Referências


GREGORIN, J. C. ACELERAÇÃO DA COMPOSTAGEM DE RESÍDUO DE PODAS URBANAS COM ADIÇÃO DE OBJETO ANIMAL. PARANÁ, Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/29397/1/aceleracaocompostagemresiduosurbanos.p df.pdf. Acesso em: 02 dez.2022.

LOPES, A. M. Gestão de resíduo sólidos da vinicultura, Brasília. Disponível em:https://bdm.umb.br/handle/. Acesso em: 24 nov.2022.

SLU. Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal. Relatório de Análise Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito Federal. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://www.slu.df.gov.br/images/PDF/gravimetria.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.