LEVANTAMENTO E DESCRIÇÃO DE CULTIVARES FORRAGEIRAS UTILIZADAS NO BRASIL (AGRONOMIA)

Ana Luzia da Silva, Ricardo Sayd

Resumo


Em síntese, o estabelecimento de pastagens tropicais desempenha um papel fundamental como fonte de alimentação para a pecuária
de ruminantes no território brasileiro, portanto, essa revisão teve como propósito abordar fatores como características morfológicas, produção de forragem, qualidade nutricional e fatores edafoclimáticos que influenciam na formação das gramíneas do gênero Brachiaria, Panicum maximum, Pennisetum purpureum e Cynodon, também foram abordados pontos negativos como a suscetibilidade a cigarrinha das pastagens e fatores limitantes de cada cultivar. No cenário atual o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de rebanho bovino do mundo, com 224 milhões de cabeça, sendo a maior parte criado a pasto. As gramíneas do gênero Brachiaria é a espécie mais utilizada em destaque a cv. Marandu por apresentar maior ganho de peso e resistência à cigarrinha das pastagens. As gramíneas do gênero P. maximum possibilitaram a intensificação dos sistemas de produção agrícola, resultando na sua expansão em áreas cultivadas, notadamente a cv. Mombaça que é amplamente utilizada. As forrageiras do gênero Pennisetum purpureum têm se destacado, especialmente a cv. Capiaçu, por apresentar maior produtividade entre as demais cultivares, por fim gramíneas do gênero Cynodon sobretudo a cv. Coast Cross e Tifton 85, chamam atenção da pesquisa científica agropecuária devido ao seu valor bromatológico e boa produção, mesmo submetida ao pastejo intensivo. Essa revisão foi realizada através de uma extensa pesquisa bibliográfica em artigos que abordam o tema. Ademais, este trabalho teve como objetivo compilar informações de cultivares dos principais gêneros de forrageiras tropicais utilizadas no Brasil.

Palavras-Chave: pastejo; produtividade; Brachiaria; Cynodon; Panicum; Pennisetum


Texto completo:

PDF

Referências


CORREA, L. de A. Características agronômicas das principais plantas forrageiras tropicais. Comunicado técnico n. 35. 2002.

CORREA, L. de. A; SANTOS, P. M. Manejo e utilização de plantas forrageiras dos gêneros Panicum brachiaria e Cynodon. Embrapa Pecuária Sudeste. Documentos n. 34. 2. ed. rev. 2009.

COSTA, J. A. da; AGUIAR, E. M. de. Utilização do extrato pirolenhoso na produção de mudas pré brotadas do Pennisetum purpureum Schumach cultivar BRS capiaçu. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Engenharia Agronômica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.