O MECANISMO DE AÇÃO DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA (BIOMEDICINA)

Amanda Paraizo, Túlio Ferreira

Resumo


A pressão para que os corpos se adequem a padrões de beleza, vem crescendo, especialmente pelo expressivo aumento das mídias sociais, atingindo a autoestima, gerando impactos psicológicos e fisiológicos na vida das pessoas. A radiofrequência é considerada um método seguro, não invasivo e eficaz para tratamento da gordura localizada, contração e reorganização das fibras de colágeno. O calor gerado pela radiofrequência melhora o aporte circulatório, eleva a oxigenação e favorece o aumento da espessura do tecido epitelial. O principal objetivo desta pesquisa foi revisar a literatura, descrevendo o mecanismo de ação da radiofrequência, relatando a sua eficiência na diminuição da gordura localizadae suas contraindicações. O trabalho constituiu uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva e
bibliográfica. A busca foi realizada no Google Acadêmico, bases de dados da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), SciELO, PubMed e MEDLine, sendo analisados e discutidos os artigos publicados em inglês e português a partir do ano de 2006 até os dias
atuais. Os trabalhos analisados apresentaram resultados positivos e seguros já que todos os artigos revisados relatam melhora no tratamento da gordura localizada.
Palavras-Chave: radiofrequência; gordura localizada; Lipodistrofia localizada; adiposidade


Texto completo:

PDF

Referências


TAGLIOLATTO, Sandra. Radiofrequência: método não invasivo para tratamento da flacidez cutânea e contorno corporal. Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 7, núm. 4, 2015, pp. 332-338.

TRENTIN, Sheila Tais Fin et al. TECIDO ADIPOSO MARROM UM ALIADO NA LUTA CONTRA OBESIDADE. Acta Elit Salutis, v. 5, n. 1.

VALE et al. Effects of radiofrequency on adipose tissue: A systematic review with metaanalysis. J Cosmet Dermatol. 2018;1–9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.