A APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) NAS RELAÇÕES COM ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS (DIREITO)

Danielle Silva, Iasmin Rodrigues, Leonardo Morais

Resumo


O presente trabalho, oriundo das dificuldades encontradas no ramo da advocacia
corporativa, tem como objetivo analisar os limites da aplicação do Código de Defesa do
Consumidor, especificamente nas relações entre consumidor e associações sem fins lucrativos, partindo da premissa de que os consumidores são frágeis e hipossuficientes nas relações comerciais sem, contudo, deixar de analisar eventuais lapsos na fundamentação de teses quanto à aplicação do CDC frente ao seu papel atribuído por lei. Trata-se de uma pesquisa imperativa, com vistas a influenciar a conduta dos operadores de direito. Os estudos foram baseados substancialmente em pesquisas legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais, com um aporte teórico fundamentado principalmente no Código Civil e no Código do Consumidor, os quais apontaram algumas divergências quanto à aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor em detrimento do Código Civil, conferindo às relações paritárias o aspecto de consumeristas.


Palavras-chave: Terceiro setor; associações; aplicação do CDC; consumidor; relações
paritárias.


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Referências


PIERONI, Aline Martinez. Princípios gerais e princípios contratuais: Código Civil x Código de Defesa do Consumidor. Revista Brasileira de Direito Civil – RBDCivil, Belo Horizonte, v. 28, p. 43-75, abr./jun. 2021.

PRADO, S. M. Da teoria do diálogo das fontes. Migalhas. Disponível em:

https://www.migalhas.com.br/depeso/171735/da-teoria-do-dialogo-das-fontes. Acesso em: 16 de junho de 2023.

SILVA, J. G. R. P. Coleção Carreiras jurídicas - Direito do Consumidor. 1a edição Brasília CP Iuris 2020.


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