O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO RECRUTAMENTO E ALIENAÇÃO DE MULHERES A SEREM EXPLORADAS SEXUALMENTE NO EXTERIOR (DIREITO)

Douglas Dias, Wider Santana

Resumo


Este estudo busca analisar como as mídias digitais são utilizadas para facilitar o recrutamento e aliciamento de mulheres para exploração sexual no exterior. Fora realizada uma pesquisa documental para identificar as principais estratégias utilizadas pelos aliciadores, o perfil das vítimas, o processo de recrutamento e a forma como as mídias digitais são utilizadas nesse processo. Além disso, realizou-se uma análise da legislação vigente no Brasil e em outros países sobre o tráfico de pessoas e a exploração sexual, a fim de identificar as medidas de proteção e prevenção existentes e avaliar a eficácia dessas políticas. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo, com a finalidade de identificar a relação entre a exploração sexual e as mídias digitais.


Palavras-chave: recrutamento, exploração sexual, mulheres, mídias digitais, tráfico humano.


Texto completo:

PDF

Referências


PEREIRA, Cristiana Schettini. Lavar, passar e receber visitas: debates sobre a

regulamentação da prostituição e experiências de trabalho sexual em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, fim do século XIX, 2005.

SANTOS, Aldevina, TAVARES, Márcia. Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres – Desafios no campo das práticas científicas e políticas públicas, p. 1022, nov. 2014, Recife- PE

TRT 2. Com mais de 40 milhões de vítimas no mundo, principal alvo do tráfico de

pessoas é o trabalho análogo à escravidão. Disponível em: https://ww2.trt2.jus.br/noticias/noticias/noticia/com-mais-de-40-milhoes-de-vitimas-no-m undo-principal-alvo-do-trafico-de-pessoas-e-o-trabalho-analogo-a-escravidao. Acesso em: 27

maio 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.