O AGRONEGÓCIO SOB A LUZ DO DIREITO AMBIENTAL NA REGIÃO DO PROGRAMA DE ASSENTAMENTO DIRIGIDO DO DISTRITO FEDERAL – PAD/DF (DIREITO)

Sidnei Prado, Jovana Fernandes

Resumo


Sabe-se que ação humana através da atividade agrícola é responsável por impactos negativos no meio ambiental e social, pelo desmatamento e uso insustentável de recursos ambientais, podendo comprometer o futuro de outras gerações. O trabalho analisa o processo de desenvolvimento da agricultura na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal – PAD/DF, refletindo sobre a necessidade de políticas sustentáveis para a região. O cerrado encontra-se totalmente na região tropical e representa hoje, não somente para o Brasil, mas para o mundo, uma das últimas alternativas viáveis e com alto potencial de produção agrícola. Entretanto, sua utilização para este fim requer uma série de precauções e medidas que
visem o seu desenvolvimento sustentável, sem esgotamento dos recursos naturais, tão abundantes dessa região. Levando-se em consideração que as técnicas agrícolas hoje aplicadas são na sua maioria de uso racional, aplicando técnicas de agricultura de precisão, consegue ter uma produção maior, no mesmo espaço de área. Existe uma consciência de que será preciso deixar para nossos descendentes um ambiente harmônico e um solo que possa ser utilizado pelas gerações futuras, ao qual, sendo que a Agricultura Sustentável, mostra-se como meio para este fim.


Palavras Chaves: Agricultura Sustentável, Cerrado, Direito Ambiental.


Texto completo:

PDF

Referências


BELLEN. H.M.V. Indicadores de Sustentabilidade. Rio de Janeiro. FGV. 2006.

BERTRAN, P. In: História da terra e do homem no Planalto Central: eco história do Distrito Federal, do indígena ao colonizador. Brasília: Verano, 2000.

BRASIL. Serviço Florestal Brasileiro (SFB). CAR: boletim informativo (2017).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.