AMOSTRAGEM DA JURISPRUDÊNCIA BRASILEIRA SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL: UMA ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS DO PODER FAMILIAR E A PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (DIREITO)

Mariana Silva, Adriano Amorin

Resumo


O presente artigo tem por objetivo contribuir com o entendimento da problemática a respeito das respostas que o sistema jurídico brasileiro oferece para a eficácia do modelo garantidor de proteção e do melhor interesse da criança e do adolescente em casos de alienação parental no exercício do poder familiar, frisando a extrema importância do Poder judiciário intervir, baseando-se na Lei no 12.318, de 26 de agosto de 2010, nos casos em que são praticadas determinadas condutas do alienador que ferem direitos fundamentais da criança e do adolescente, podendo gerar a suspensão ou perda do poder familiar. A abordagem considerou uma amostragem da jurisprudência coletada no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de São Paulo, Tribunal de Justiça do Paraná e Superior Tribunal de Justiça.
Palavras-chave: Alienação parental; Poder familiar; Direitos e deveres.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Acórdão no 1603182.

Relator: Teófilo Caetano. Julgamento em 03 de agosto de 2022. Diário Oficial da União, Brasília, 31 ago. 2022.

BRASIL. Tribunal de Justiça do Paraná. Acórdão no 0000712-66.2023.8.16.0000. Relator: Eduardo Augusto Salomão Cambi. Julgamento em 17 de abril de 2023. Diário Oficial da União, Paraná, 17 abr. 2023.

BRAZIL, Glicia. Primeiras impressões sobre a nova lei da alienação parental. IBDFAM, 2022. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.