O PAPEL DO ENFERMEIRO NO ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM PARALISIA CEREBRAL NO PRIMEIRO ANO DE VIDA (ENFERMAGEM)

Alessandra Marting, Talita Oliveira

Resumo


o papel do enfermeiro no acolhimento às famílias de pacientes diagnosticados com paralisia cerebral no primeiro ano de vida. Objetivo: Aplicar como o enfermeiro irá acolher, acompanhar, conduzir, e auxiliar corretamente famílias que recebem diagnóstico de paralisia cerebral durante o primeiro ano de vida da criança. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa de literatura, exploratório e descritivo realizado após acesso e busca nas bases de dados da biblioteca virtual da saúde ( BVS) e periódicos da Scielo, onde irá ser abordados os seguintes temas: conceituar paralisia cerebral; identificar tratamento de terapias para crianças portadoras de paralisia cerebral nos primeiros 12 meses de vida; descrever a função do enfermeiro no acompanhamento e acolhimento a famílias com crianças acometidas de paralisia cerebral no primeiro ano de vida. Resultado: A partir da revisão da literatura, os resultados encontrados mostram que o papel do enfermeiro no acolhimento às famílias de pacientes diagnosticados com paralisia cerebral no primeiro ano de vida é de suma importância, pois a família ao receberem o diagnóstico tem dificuldades de aceitação, essas  famílias ao procurar os serviços desses profissionais, sejam, em hospitais ou em UBS, ainda enfrentam e esbarram com uma rede de profissionais sem conhecimento em relação de como lidar com o portador de paralisia cerebral. Conclusão: Através das leituras conclui-se que não há um interesse ou investimento de políticas públicas e nem uma rede de profissionais, em particular do enfermeiro, capacitados na questão do acolhimento às famílias de portadores de paralisia cerebral.


Palavras-Chave: Acolhimento Familiar; Paralisia Cerebral e Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


PEREIRA, Heloisa Viscaino. Paralisia cerebral. Rev Resid Pediátr, v. 8, n. 1, p. 49-55, 2018.

PROENÇA, Irene da Ascenção Amândio. Dificuldades e dúvidas de pais de crianças com Paralisia Cerebral . 2011. Tese de Doutorado.

SANTOS, Bruna Alves dos, et al. O impacto do diagnóstico de paralisia cerebral na perspectiva da família. Revista Mineira de Enfermagem, v. 23, p. 1-8, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.