Iridologia em Medicina Veterinária. Estudos Iridológicos no Gato Doméstico (Felis catus). (VETERINÁRIA)

Carolina Neves, Gabriela Cruz, Luis Catilho

Resumo


Os olhos sempre foram objeto de fascínio pela humanidade. Registros sobre sinais encontrados na íris em pessoas e suas correlações com o surgimento de doenças são muito antigos, mas coube a Ignatez Von Peczeley, na Hungria, o mérito de codificá-los e criar dessa forma a iridologia. Na medicina veterinária esse recurso diagnóstico é ainda muito pouco usado. O presente trabalho foi realizado para aprimorar o Mapa Iridológico Veterinário no gato doméstico (Felis catus) com o uso de um software desenvolvido para a iridologia humana. Foram avaliados métodos de contenção, tomadas de fotografia e a correspondência dos pontos registrados pelo software e um mapa iridológico clássico proposto por Batello e Costa(2019). Os resultados encontrados permitiram estabelecer a correspondência entre os plotes do software e o mapa iridológico de Battelo, o que sugere que o software possa ser empregado na rotina de iridodiagnose
felina.

Palavras-Chave: Iridologia; Medicina Veterinária; Gato Doméstico; Medicina Felina.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVAJAL. R. R. Manual practico de iridologia canina e felina. Testis presentada ante la División de Estudios Professionales de la Facultad de Medicina Veterinaria y Zootecnia de la Universidad Nacional Autonoma de Mexico. 1987. 192 p.

COSTA, V. T. Iridologia. 2007. Monografia (Especialização Latu sensu em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais) – Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro, 2007.

FEITOSA, F. L. F. Contenção Física de Animais Domésticos. In: FEITOSA, F. L. F. Semiologia Veterinária: A Arte do Diagnóstico. 3 ed. São Paul: Roca, 2014. P. 29-45.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.