OSTEOSSARCOMA CANINO- RELATO DE CASO (MEDICINA VETERINÁRIA)

Hellen Oliveira, Rafael Bonorino

Resumo


O osteossarcoma (OSA) é a neoplasia óssea mais comum diagnosticada em cães. É caracterizada por um tumor maligno produtor de matriz óssea, invasivo e altamente metastático, tendo predileção pelos pulmões e causando metástase em aproximadamente 90% dos casos. É observado com mais frequência em cães de raças grandes como: São Bernardo, Rottweiler, Doberman, Golden Retriever. Há algumas variações na idade, mas ocorre geralmente em animais em torno de sete anos e meio. Acomete principalmente os ossos longos, sendo denominado de osteossarcoma apendicular. A etiologia permanece desconhecida, mas existem teorias de que pode ser induzido por radiação ionizante, infartos ósseos e alterações genéticas. O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de osteossarcoma em uma cadela da raça Rottweiler, mostrando toda a abordagem e o tratamento considerado mais adequado. O diagnóstico pode ser baseado no histórico clínico, exame físico, biópsia óssea, histopatológico, radiografia, tomografia computadorizada. O exame radiográfico é bastante utilizado para diagnóstico do osteossarcoma, mas é apenas sugestivo. Já a biópsia óssea para exame histopatológico é
considerada padrão ouro. O tratamento considerado ideal nestes casos de OSA é por meio de amputação de membro com quimioterapia adjuvante. A amputação realizada isoladamente é apenas tratamento paliativo. O prognóstico é considerado desfavorável principalmente nos casos em que apresentam metástase pulmonar. Por se tratar de uma neoplasia rápida e agressiva, é importante o diagnóstico precoce para a escolha da melhor conduta terapêutica.


Palavras-Chave: neoplasia óssea; metástase; quimioterapia.


Texto completo:

PDF

Referências


PHILLlPS, L. et aI. Osteosarcoma with a pathological fracture in a six-month-old dog. Veterinary Radiology, v. 27, n. I, p. 18- 19,1986.

PRADO, T.D.; RIBEIRO, R.G.; TERÇARIOL, L.A.A.; AMARAL, A.S.Z.; GUIMARÃES, V.G.S. OSTEOSSARCOMA EM CÃES. Agrarian academy, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.1, n.02; p. 2014

RUIXIN, Z.; LIXING, L. Acupuncture and Moxibustion in Animal Models of Cancer. In: CHO, William C.S (ed.). Acupuncture and Moxibustion as an Evidence- based Therapy for Cancer. New York: Springer, 2012. p. 354.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.