HEMANGIOSSARCOMA EM CÃES (MEDICINA VETERINÁRIA)

Yan Alencar, Luis Fernando Castilho

Resumo


Com o aumento da expectativa de vida dos pets, a incidência de câncer nesses animais tem se tornado cada vez maior, sendo de extrema importância o desenvolvimento de tratamentos para alcançar maiores índices de cura para estes animais. O hemangiossarcoma canino é uma neoplasia de vasos sanguíneos de origem mesenquimal, possui alto grau de malignidade, pode surgir por fator genético hereditariedade, fator ambiental, exposição a raios ultravioletas em animais de pele glabra e desprovidos de pigmentação. Histologicamente, o hemangiossarcoma (HSA) apresenta pleomorfismo, formatos fusiformes, poligonais e ovais. Seu núcleo celular é hipercromatico, figuras de mitose e presença de anisocariose são usualmente visualizados. A macroscopia apresenta nódulo mole, firme e de variados tamanhos e colorações, desde o vermelho escuro a cinza pálido. Áreas hemorrágicas e necrose, são manifestações comuns, caracterizado por ser pouco circunscrito, não encapsulado, geralmente aderido a órgão adjacente. O diagnóstico se dá por meio de ecografia, radiografia, marcador imuno-histoquímico e o diagnóstico definitivo é por meio de biópsia para histopatologia. Um diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O tratamento baseia-se principalmente por cirurgia. A quimioterapia convencional, metronômica, quimioterapia neoadjuvante, radioterapia e pode ser empregada para melhor prognóstico desta patogênese.

Palavra chave: hemangiossarcoma; histopatologia; macroscopia


Texto completo:

PDF

Referências


ROVEGNO, M. ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE HEMANGIOSSARCOMA EM CÃES. 53 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária, Instituto Homeopático Jacqueline Peker, 2012

SABATTINI, S. AND BETTINI G., An Immunohistochemical Analysis of Canine Haemangioma and Haemangiosarcoma J. Comp. Path. 2009, Vol. 140, 158- 168.

SILVA, C.E.V; CAMACHO A. A. Alterações ecocardiográficas em cães sob tratamento prolongado com doxorrubicina. Arq. Bras. Med. Vet Zootec., v.57,n.3, p.300 306,2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.