PREVENÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL EM PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO DE LITERATURA (ODONTOLOGIA)

Amanda Borges, Mariana Alves, Liana Paullin

Resumo


Introdução: Em 1866, o médico inglês J. Langdon Down descreveu pela primeira vez as características da Síndrome de Down (SD). As pessoas com SD carregam três cópias do cromossomo 21 ao invés de duas. Por apresentar problemas motores, neurológicos, os
portadores de SD apresentam dificuldades na higienização bucal, levando ao acúmulo de biofilme podendo o portador desenvolver a doença periodontal (DP). Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a síndrome de Down e a doença periodontal por
meio de uma revisão de literatura. Foram examinados os fatores de risco, as manifestações clínicas e a abordagem mais adequada para tratamento dessa condição nesses pacientes. Materiais e Métodos Foi realizada uma busca por artigos nas seguintes Base de Dados: Pubmed, Lilacs, Google acadêmico. A busca utilizou as seguintes palavras – chave: Síndrome de Down, Periodontite, Papel do Dentista. Totalizando 22 artigos. Dentro dos critérios de inclusão, foram lidos e resumidos para o desenvolvimento do artigo. Foram utilizados os seguintes filtros: Artigos publicados em inglês e português, do ano de 2010 até 2022. Conclusão: Ressalta-se a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, para que os dentistas estejam cientes sobre as características dessa populaç ão e adotem uma abordagem de tratamento mais personalizada. Por fim, a conscientização e educação de pais, cuidadores sobre a importância da higiene bucal para o controle da doença, implementando estratégias preventivas, tendo o acompanhamento regular do dentista, são essenciais para melhorar a qualidade de vida desses pacientes e promover a saúde bucal a longo prazo.


Palavras-Chave: Síndrome de Down; Periodontite; Papel do Dentista.


Texto completo:

PDF

Referências


WAGNER, Y.; HEINRICH-WELTZIEN, R. Evaluation of a regional German interdisciplinary oral healthprogramme for children from birth to 5 years of age. Clinical oral investigations, v. 21, n. 1, p. 225–235, 2017.

WALDRON, C. et al. Oral hygiene interventions for people with intellectual disabilities. Cochrane database of systematic reviews, v. 5, n. 6, p. CD012628, 2019.

WEIJERMAN ME, de WINTER JP. Clinical practice. The care of children with Down syndrome. Eur J Pediatr. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.