TRANSPLANTE DENTAL: OPÇÃO TERAPÊUTICA OU INDICAÇÃO SOCIOECONÔMICA? (ODONTOLOGIA)

Antonio Costa Junior, Yasmim Santos, Neyl Filho

Resumo


Introdução: O Transplante Dental consiste na transferência de um órgão dental para outra cavidade alveolar, podendo acontecer no mesmo indivíduo ou transplantado de um indivíduo para outro, vivo ou morto, da mesma espécie ou não,sendo uma opção de tratamento para reposição dentária quando há um dente doador viável. Objetivo:O objetivo deste trabalho é responder o questionamento se o transplante dentário sob aspectos biológicos e científicos, se é uma opcao terapêutica reabilitadora confiável ou apenas uma alternativa para pacientes sem poder aquisitivo para bancar com terapias mais caras e consagradas. Materiais e Métodos:
A metodologia abordada foi uma Revisão de Literatura,incluindo artigos e materiais públicos em língua portuguesa e inglesa. Embasado na importância do transplante dentário a nível socioeconômico e como opção terapêutica viável. Conclusão: Essa prática de reabilitação oral além de se mostrar biologicamente compatível, é mais acessível para pacientes de baixa renda, que não podem custear os implantes, próteses ou aparelho ortodôntico.


Palavras-Chave: odontologia; Transplante Dental; Reabilitação Oral; Opção terapêutica.


Texto completo:

XML

Referências


Miller,H.M. Transplantation and reimplantation of teeth. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 9(1), p 84-95, 1956.

MIRZABAGI, M.H. Histologic study of tooth transplantation in the rabbit. Oral surg oral med oralpathol. v. 46, n.5, p.618-627, nov 1978.

MORAES, E. J. et al. Transplantes dentais. Odontol. Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, p. 25-27, nov/dez, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.