ODONTOLOGIA DO SONO E O USO DE APARELHOS ORAIS NO TRATAMENTO DE APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (ODONTOLOGIA)

Cícera Lima, Karina Frazão Neto, Ana Luisa Matos

Resumo


A apneia obstrutiva do sono é uma condição comum que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. O tratamento padrão para essa condição é o uso de uma máscara de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), no entanto, muitos pacientes apresentam dificuldades em se adaptar a essa terapia. A odontologia do sono tem emergido como uma opção alternativa de tratamento, utilizando aparelhos orais para melhorar a respiração do paciente durante o sono. Esses aparelhos orais têm demonstrado ser eficazes no tratamento da apneia obstrutiva do sono leve a moderada e naqueles pacientes que não toleram a terapia com CPAP. O objetivo deste artigo é fazer uma revisão bibliográfica sobre a odontologia do sono e o uso de aparelhos orais no tratamento da apneia obstrutiva do sono, com foco na eficácia, complicações e efeitos colaterais desses dispositivos.
Palavras-chave: Odontologia do sono; Aparelhos; Apneia obstrutiva do sono; Tratamento.


Texto completo:

PDF

Referências


GABRIELLI, F. H. A. et al. Projeto de dispositivo de avanço mandibular: uma revisão sistemática sobre osresultados no tratamento da apneia obstrutiva do sono. Revista Paulista de Odontologia, v. 43, 2021.

GUILLEMINAULT, C.; HUANG, Y. S. From oral appliance to biomarker in obstructive sleep apnea: a step inthe right direction?. Sleep medicine, v. 48, p. 155-157, 2018.

KIM, M.; LEE, S. K.; KIM, S. W. Long-term effects of weight reduction on obstructive sleep apnea syndrome severity: A systematic review and meta-analysis. Chest, v. 155, n. 3, p. 587-596, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.