CORONECTOMIA COMO TÉCNICA ALTERNATIVA PARA EXTRAÇÃO DE TERCEIRO MOLAR INFERIOR (ODONTOLOGIA)

Clayton Célio, Daniely Barbosa, Waltencyr Pereira Neto

Resumo


Introdução: A exodontia de terceiros molares impactados, retidos ou erupcionados são frequentes na rotina clínica do cirurgião-dentista. Algumas consequências após a exodontia de terceiros molares são relatadas, como as lesões no nervo alveolar inferior, parestesia de lábio inferior, consequentemente causando implicações funcionais na vida dos pacientes. Para minimizar os riscos, é indicada a técnica que consiste em remover toda a porção coronária do dente, abaixo da crista alveolar, denominada coronectomia ou odontectomia parcial.
Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o procedimento de coronectomia e apresentar a técnica cirúrgica, como um procedimento alternativo à extração de terceiro molar inferior. Materiais e Métodos: Através de uma revisão de literatura com dados obtidos em plataformas de acervos livres de artigos científicos e revistas científicas, totalizando 31 artigos da língua portuguesa e inglesa que integraram esta revisão. Conclusão: A técnica de coronectomia ou odontectomia parcial é utilizada para preservar a integridade do nervo alveolar inferior, e comparada a técnica convencional de extração dentária, é vista como uma alternativa satisfatória, conservadora, eficaz, segura, com baixo índice de complicações e altos índices de sucesso.
Palavras-Chave: Assistência odontológica, Canal mandibular, exodontia, nervo alveolar inferior.


Texto completo:

PDF

Referências


SOUZA, A.O.B. Coronectomia em terceiros molares inferiores – Revisão de literatura. Universidade do Sagrado Coração – Bauru, 2018.

VIEIRA, A.L. et al. Influência de diferentes exames por imagem no planejamento cirúrgico de terceiros molares inferiores: uma revisão de literatura. v.1, p.1-8. 2020.

ZANOTTO, L.M. Coronectomia em terceiros molares, uma alternativa cirúrgica na prevenção de parestesia do nervo alveolar inferior: Uma revisão de literatura. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre,2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.