TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO (ART) E SUA APLICABILIDADE NA SAÚDE PÚBLICA (ODONTOLOGIA)

Danielle da Silva, Juliene dos Santos, Samantha Sousa

Resumo


Introdução: O surgimento do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) aconteceu pela necessidade de ampliar o acesso a saúde bucal a populações mais carentes e em áreas de difícil acesso. É amplamente utilizado para promoção e prevenção de saúde bucal, seguindo princípios de mínima intervenção, com a utilização de instrumentais manuais e Cimento de Ionômero de Vidro (CIV) como material restaurador. Por ser uma técnica de baixo custo, é uma ótima opção para as políticas públicas. Objetivo: O objetivo desse
trabalho foi ressaltar a importância do ART como medida de prevenção e controle das lesões de cárie no sistema público de saúde,
destacando vantagens como seu baixo custo, como sendo fator determinante nesse cenário. Materiais e Métodos: Foram utilizados artigos disponíveis nos bancos de dados do Google Acadêmico, SciELO, PubMed, Manuais do Ministério da Saúde e Plataformas de Dados Online. Resultado: O ART tem sua eficácia comprovada e seus insucessos estão relacionados com a falta de conhecimento sobre a sua técnica, já que o seu sucesso depende da execução correta da técnica e a sua correta indicação. Tornou-se uma opção viável para a saúde pública, por ser de baixo custo, ter um alcance amplo, além de poder ser executado fora de um consultório odontológico, chegando mais fácil em comunidades de difícil acesso. Conclusão: O ART é uma alternativa viável de ser realizada como método de promoção de saúde bucal na saúde pública, havendo, no entanto, uma necessidade de ampliação do conhecimento teórico sobre a sua técnica pelos profissionais.
Palavras-Chave: Tratamento Dentário Restaurador sem Trauma; Saúde Pública; Cimentos de Ionômeros de Vidro.


Texto completo:

PDF

Referências


MONNERAT, A; ET AL. TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO: Abordagem Clínica em Saúde Pública. 1. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2015.

MONNERAT, A. F.; ET AL. TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO. UMA TÉCNICA QUEPODEMOS CONFIAR? Rev Bras Odontol, v.70, n.1, p.33-36, 2013.

NASCIMENTO, G. L. D. TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO – REVISÃO DELITERATURA. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário UniGuairacá. Guarapuava, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.