TRANSPLANTE AUTÓGENO DENTÁRIO IMEDIATO COMO UMA OPÇÃO REABILITADORA: UMA REVISÃO NARRATIVA. (ODONTOLOGIA)

Francisco da Silva, Rogério Afonso, Waltencyr Pereira Neto

Resumo


Introdução: A perda precoce de dentes tem um impacto significativo na vida dos pacientes, causando problemas estéticos, funcionais e sociais. O autotransplante dentário autólogo surge como uma alternativa cirúrgica com o custo-benefício viável para a reposição desses dentes perdidos, especialmente os molares permanentes. O objetivo deste trabalho é descrever o transplante dentário autólogo
como uma alternativa cirúrgica, segura e viável, dentro de condições satisfatórias, privilegiando a técnica imediata e trazendo suas indicações, contraindicações, vantagens e sucesso. Metodologia: revisão narrativa com busca nas bibliotecas virtuais, BIREME/LILACS, MEDLINE, BVSalud, e SCIELO, a qual foram selecionados 16 artigos relevantes, estabelecidos nos últimos cinco anos. Os critérios de exclusão foram em cinco etapas, a saber: seleção temporal: leitura dos títulos, leitura dos resumos, leitura dos resultados e conclusões. Foram incluídos os que estão em consonância com a proposta deste trabalho. Discussão: o sucesso do autotransplante dentário depende de fatores como a vitalidade do ligamento periodontal, a condição do alvéolo receptor e a colaboração do paciente. Embora seja uma técnica com alto índice de sucesso, também pode apresentar complicações, como reabsorção inflamatória da raiz, reabsorção no comprimento final da raiz, necrose pulpar e falta de cicatrização periodontal. Conclusão:
embora haja limitações, o autotransplante é um método de alta taxa de sucesso, eficaz, seguro, viável, vantajoso, com bom
prognóstico e de baixo custo.


Palavras chaves: Transplante Autólogo; Cirurgia Bucal; Reabilitação bucal.


Texto completo:

PDF

Referências


SANTOS JÚNIOR, A. H; BUGARIN JÚNIOR, J. G. TRANSPLANTE DENTAL AUTÓGENO: RELATO DE CASO. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Brasil, São Paulo, v. 2, n. 5, p. 115–124, 2019. DOI:10.5281/zenodo.4320118.

SILVA, R.L.Q; HAGE, C.P.A; FONSECA, T.S; FERREIRA, D.P. Transplante dental autógeno comoalternativa à reabilitação oral. ROBRAC, 2019. v.28 n. 85.

URIOS, M. A. C. Autotransplante de Terceiros Molares. CESPU Repository, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.