CUIDADOS ODONTOLÓGICOS NA UTI FRENTE À COVID-19 (ODONTOLOGIA)

Samuel Sampaio, Vinicius Barreto, Elcio Gomes Júnior

Resumo


Introdução: entre 2019 e 2022 muitos pacientes tiveram a necessidade de permanecer intubados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em razão da pandemia ocasionada pela disseminação do coronavírus. No ambiente de UTI há uma equipe multiprofissional com a responsabilidade de cuidarM efetivamente desses pacientes, e, entre os profissionais, há o cirurgião dentista, incumbido de realizar os cuidados orais dos indivíduos. Objetivo: Este estudo como objetivo descreve os cuidados odontológicos desenvolvidos na UTI em pacientes intubados em razão da COVID-19 e a importância de incluí-los na equipe multiprofissional que cuida desses pacientes. Materiais e métodos: a metodologia utilizada na realização deste estudo foi a revisão de literatura, desenvolvida por pesquisa bibliográfica, que buscou materiais nas bases de dados: PubMed, SciELO, Google Acadêmico e Frontiersin. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método exploratório e tem abordagem qualitativa.A partir de estudos do ano de 2014. Resultados: foi verificado que os pacientes intubados por ocasião da COVID-19 podem apresentar complicações orais, como mucosite, úlceras orais, infecções fúngicas e bacterianas, além de problemas de higiene oral, fazendo-se necessária a presença de um cirurgião dentista na equipe multiprofissional das UTIs. Como a COVID-19 é uma doença de fácil transmissão pelo contato com o paciente infectado, verificou-se, ainda, que há protocolos de prevenção que devem ser seguidos pelos profissionais de odontologia ao cuidarem dessas pessoas. Conclusão:O atendimento odontológico em UTIs faz parte da odontologia hospitalar e é uma parte essencial do cuidado ao paciente em estado agudo/grave, e que os cirurgiões-dentistas têm papel fundamental no cuidado odontológico dos pacientes intubados em razão da COVID-19 neste ambiente hospitalar.
Palavras-chave:odontologia; unidades de terapia intensiva; covid-19; equipe multiprofissional.


Texto completo:

PDF

Referências


Munro CL,Grap MJ, Jones DJ,Mcclish DK,Sessler CN. Chlorexidinetoothbrushing, and preventing ventilator associated pneumonia in critically ill adults. Am J CritCare. V. 18, n. 5, p. 428-37, 2009.

Pinheiro TS, Almeida TF de. A saúde bucal em pacientes de UTI. Revista Bahiana de Odontologia. V. 5, n. 2, p. 94-103, ago. 2014.

Rabelo GD, Queiroz CI, Santos PSS. Atendimento odontológico ao paciente em unidade de terapia intensiva. ArqMedHospCienc Med. Santa Casa São Paulo. V. 55, n. 2, p. 67-70, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.