O AUMENTO DA ANSIEDADE NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA (RADIOLOGIA)

Ana Letícia Ribeiro, Leandro Soares, Thalita Ferreira

Resumo


Introdução: Durante o período de enfretamento da pandemia de COVID-19, muitas falhas foram encontradas em relação a saúde psíquica dos profissionais da saúde. Esses agentes estiveram expostos a altos níveis de estresse e pressão devido à natureza do trabalho e à escassez de equipamentos de proteção individual adequados. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças nos níveis de ansiedade dos profissionais da saúde durante o período pandêmico. Materiais e Métodos: Para realização deste estudo, na forma de revisão bibliográfica, foram considerados estudos, artigos publicados, relatórios fornecidos pelo Sistema Único de Saúde, bem como pesquisas encontradas no Google Academics. Resultados: Foram verificados o aumento nos níveis de ansiedade desses profissionais durante o período pandêmico. Esses erros se estenderam desde a falta de equipamentos adequados, até a pressão dos profissionais em estado de superlotação dos hospitais e de taxas altas de mortalidade. Conclusão: Observa-se que muitas medidas podem ser adotadas para melhoria e satisfação dos profissionais para que esse desgaste emocional e psíquico não volte a ocorrer em situações adversas.
Palavras-Chave: Ansiedade, Covid-19, pandemia, profissionais da saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


FILHO, José Marçal Jackson; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; ALGRANTI, Eduardo; GARCIA, Eduardo Garcia; SAITO, Cézar Akiyoshi; MAENO, Maria. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. 2020.

FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. 2020.

GARCIA, Leila Posenato; DUARTE, Elisete. Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.