PRODUTIVIDADE DO CAPIM ELEFANTE ANÃO CULTIVAR BRS KURUMI (Pennisetum purpureum) NO PERÍODO DE SECA NO CERRADO BRASILEIRO PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL (AGRONOMIA)

Alciel Pinto Vieira, Odair Gonçalves Batista, Luciana Morais de Freitas

Resumo


Este estudo avaliou parâmetros agronômicos e bromatológicos, dentre eles a produtividade (qualitativa e quantitativa) do capim elefante anão cultivar BRS Kurumi, para alimentação animal no período de seca no cerrado brasileiro. A produção de biomassa se concentra na estação chuvosa, com apenas 11% ocorrendo na estação seca. A pesquisa, realizada em Silvânia-GO, mostrou que a cultivar BRS Kurumi tem uma capacidade produtiva considerável, com uma produção total de 79.134,92 kg/ha de matéria verde e 16.633,47 kg/ha de matéria seca no período avaliado. No entanto, à medida que o período de estiagem avança, a adubação nitrogenada não surtiu efeito na produtividade do capim. Para a bovinocultura leiteira, o manejo nutricional é crucial para a produção de leite de qualidade, com a pastagem sendo a principal fonte de alimentação devido ao seu menor custo. Mesmo mantendo um bom índice de suporte alimentar na seca, há queda vertiginosa na capacidade de lotação animal por hectare, exigindo suplementação alimentar. A cultivar BRS Kurumi é capaz de suprir proteína para 16,8 kg/leite/dia/UA, e NDT para 13,9 kg/leite/dia/UA. Considerando o NDT como índice limitante, a produtividade variou de 72,28 kg/leite/ha no início do experimento, para 7,78 kg/leite/ha ao final do período avaliado, representando uma queda de quase 90%.

Palavras-Chave: Pennisetum purpureum; pasto rotacionado; gramínea forrageira; bovinocultura de leite.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, J. P. Potencial forrageiro das cultivares BRS Kurumi e BRS Capiaçu. 2021. 95p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados-MS, 2021.

BITTAR, D. Y. 2017. 101p. Características morfológicas e acúmulo de biomassa de forrageiras irrigadas em ambiente de domínio de cerrado. Dissertação (Mestrado em Irrigação no Cerrado) – Programa de Pós-Graduação em Irrigação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres, Ceres-GO, 2017.

CHAMBELA NETO, A.; VIEIRA, G. H. S.; HADDADE, I. R.; ROSADO, T. L.; MELLO, B. L. B. de. Aplicação de novas tecnologias na bovinocultura leiteira. Incaper em Revista, Vitória, v. 9, p. 51-65, 2018.

COUTO, J. L. Manejo nutricional, sanitário e reprodutivo de vacas Jersey em lactação. 2022. 37p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Sergipe – Campus do Sertão, Nossa Senhora da Glória-SE, 2022.

FUKUMOTO, N. M.; DAMASCENO, J. C.; DERESZ, F.; MARTINS, C. E.; CÓSER, A. C.; SANTOS, G. T. dos. Produção e composição do leite, consumo de matéria seca e taxa de lotação em pastagens de gramíneas tropicais manejadas sob lotação rotacionada. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 39, n. 7, p. 1548-1557, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.