ESTUDO MORFOLÓGICO DO CAPIM-PIATÃ (Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã) EM PRÉ E PÓS-PASTEJO NO SISTEMA ROTACIONADO (AGRONOMIA)

Camila Alves dos Santos, Laryssa Matos Bertoldo, Christian Viterbo Maximiano

Resumo


O capim-piatã (Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã) é uma cultivar de Brachiaria brizantha recentemente lançada pela Embrapa e é mais uma alternativa de pastagens no Brasil. O capim-piatã apresenta crescimento ereto, formam touceiras de porte médio, apresentam colmos mais finos permitindo um melhor manejo. Por apresentar um melhor controle sobre o crescimento da planta, o pastejo rotacionado é mais indicado para pastagens em que se utilizam espécies forrageiras cespitosas e eretas. O pastejo rotacionado consiste em um ciclo de dois períodos em que o pré-pastejo é o período em que o animal ainda não se alimentou daquela forragem e o pós-pastejo é onde o animal já se alimentou daquela forragem. Nesse trabalho o objetivo foi avaliar o impacto do pré e pós-pastejo na morfologia do capim-piatã. O esquema realizado no experimento foi análise descritiva ao longo do tempo. Os parâmetros avaliados foram altura, massa verde, massa seca e morfologia da massa seca. A morfologia do capim-piatã sofreu diferentes impactos entre os diferentes períodos do ano associado ao pisoteio do animal (pós-pastejo).

Palavras-Chave: capim-piatã; pastejo rotacionado; forrageira; estudo morfológico. 



Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R.G.; COSTA, J.A.A.; KICHEL, A.N.; ZIMMER, A.H. Taxas e Métodos de Semeadura para Brachiariabrizantha cv. BRS Piatã em Safrinha. Campo Grande, Concórdia: Embrapa Gado de Corte, 2009. 12p. (Embrapa Gado de Corte. Comunicado Técnico, 113). Disponível em: . Acesso em: 08 mar 2023.

ANDRADE, C.M.S; ASSIS, G.M.L. Brachiaria brizantha cv. Piatã: Gramínea Recomendada para Solos Bem-drenados do Acre. Rio Branco, Concórdia: Embrapa Acre, 2010. 8p. (Embrapa Acre. Circular Técnica, 54). Disponível em: . Acesso em: 28 mar 2023.

BARIONI, L.G.; FERREIRA, A.C. Monitoramento da massa de forragem e altura para ajustes de taxa de lotação em fazenda agropecuária na região do cerrado. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, Planaltina, out 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 nov 2023.

CARVALHO, C.A.B.; DA SILVA, S.C.; CARNEVALLI, R.A.; SBRISSIA, A.F.; PINTO, L.F.M.; FAGUNDES, J.L.; PEDREIRA, C.G.S. Perfilhamento e acúmulo de forragem em pastagens de Florakirk (Cynodon spp.) sob pastejo. Boletim da Indústria Animal, v.57, n.1, p.39-51, 2000. Disponível em: Acesso em: 28 nov 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.