DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO POTÁSSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO MORANGUEIRO (AGRONOMIA)

Cárita da Silva dos Santos, Tatiane da Silva dos Santos, Christian Viterbo Maximiano

Resumo


O morango (Fragaria x ananassa Duch.) é uma cultura que tem se destacado nos últimos anos como uma das principais hortaliças-fruto cultivada e consumida em diferentes lugares do mundo. Na América do Sul, o Brasil se destaca como o maior produtor, o seu cultivo chega a ocupar uma área de 3.500 a 3.800 hectares. O morango é uma cultura extremamente exigente no que diz respeito à adubação. Dentre os nutrientes mais requeridos, destaca-se o potássio (K), pois apresenta um papel importante na formação das plantas e na manutenção da qualidade dos frutos. O objetivo do trabalho foi avaliar diferentes fontes de potassio no desenvolvimento da cultura do morangueiro. O trabalho foi realizado durante os meses de abril a novembro de 2023, na estufa do Centro Universitário ICESP, em Águas Claras - DF. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram na utilização de três fontes de potássio (T2 - KNO3; T3 - KCl; T4 - K2SO4), e uma testemunha (T1) sem nenhuma fonte de potássio. Os parâmetros avaliados foram massa verde total (MV), altura de plantas (ALT), crescimento radicular (CR) peso dos frutos (PF) e número de frutos (NF). Os parâmetros massa verde, peso dos frutos e números de frutos não apresentaram diferença significativa entre os tratamentos. Para os parâmetros altura de plantas e crescimento de raiz, as soluções nutritivas de nitrato e cloreto de potássio apresentaram melhor desenvolvimento.

Palavras-Chave: potássio, nutrição, Fragaria x ananassa.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, C. L. Fontes e modos de aplicação de potássio na alface americana (Lactuca sativa cv. Lucy brown) em ambiente protegido. 2005. 118p. Tese (Doutorado em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2005. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_80be4c882526992cfffb5834ae656e21. Acesso em: 01 de desembro de 2023.

ANTUNES, L. E. C.; BONOW, S. Morango: produção aumenta ano a ano. Campo e Negócios: Anuário HF, p. 87-90, 2021. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/222342/1/Antunes-Anuario-HF-2021-pag-87.pdf Acesso em: 15 de abril de 2022.

ANTUNES, L. E. C.; PEREIRA, I. S.; PICOLOTTO, L.; VIGNOLO, G. K. Importância do potássio na qualidade da produção de morangos. Revista Cultivar. out. 2016. Disponível em: https://revistacultivar.com.br/artigos/importancia-do-potassio-na-qualidade-da-producao-de-morango Acesso em: 27 de abril de 2022.

ANTUNES, L. E. C.; REISSER JÚNIOR, C.; SCHWENGBER, J. E. Morangueiro. 1. ed. Brasília-DF: Embrapa, 2016. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/179724/1/Luis-Eduardo-MORANGUEIRO-miolo.pdf Acesso em: 15 de abril de 2022.

BARBOSA, J. C.; MALDONADO JR, W. Experimentação agronômica & AgroEstat Sistemas Para Análises Estatísticas e Ensaios Agronômicos Jaboticabal. SP: Gráfica Multipress Ltda, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.