AGRICULTURA DIGITAL E FLUXO DE DADOS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO AGRONEGÓCIO (AGRONOMIA)

Danilo Carvalho do Nascimento, Rayane Bálsamo

Resumo


O presente artigo de revisão bibliográfica trata sobre a importância da democratização de tecnologias da informação e comunicação em fazendas inteligentes, sistematiza em etapas o fluxo de dados com o objetivo de aprimorar a produção agrícola em um mundo em constante transformação. Propõe uma reflexão sobre a agricultura 4.0 como meio de transformação dos meios de produção e como solução para atender à crescente demanda por alimentos de modo economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto. Por outro lado, destaca os desafios a serem superados como a falta de infraestrutura, custos elevados, desigualdades sociais, mudanças climáticas e a necessidade de melhor educação e treinamento dos produtores. Além disso, propõe uma reflexão sobre a agricultura 4.0 como meio de transformação dos meios de produção e como solução para atender à crescente demanda por alimentos, ao garantir maior segurança alimentar. Por fim, descreve como espaços físicos abertos munidos de um conjunto de sensores, dispositivos conectados, programas computacionais e sistemas de monitoramento de clima, solo, culturas e animais trabalhando de forma colaborativa que implicam na tomada de decisão informada, automação e robotização.

Palavras-Chave: fazendas inteligentes; tecnologias; agricultura; desenvolvimento sustentável. 



Texto completo:

PDF

Referências


ALEJANDRO, F. G.; NÉSTOR, A. F.; BENITEZ, G. B.; MARCON, E.; LERMAN, L. V. PROFISSÕES EMERGENTES NA ERA DIGITAL: Oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde. Núcleo de Engenharia Organizacional, Departamento de Engenharia de Produção e Transportes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. fev. 2021. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2023.

ALVES, E. Quem ganhou e quem perdeu com a modernização da agricultura brasileira. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 39, n. 3, p. 9-40. 2001. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2023.

ARAÚJO, M. G. de; SCHWAMBORN, S. H. L. A Educação Ambiental em Análise SWOT. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 183–208, 2014. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/4055. Acesso em: 31 out. 2023.

ASSAD, E. D.; PINTO, H. S.. Mudanças climáticas e agricultura: Uma abordagem agroclimatológica 1. Mudanças Climáticas Globais e a Produção de Hortaliças, p. 13, 2007. Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2023.

BALSAN, R. Impactos decorrentes da modernização da agricultura brasileira. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 1, n. 2 Ago., p. 123–151, 2006. DOI: 10.14393/RCT1211787. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11787. Acesso em: 28 set. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.