AJUSTE DO PROTOCOLO DE BULBIFICAÇÃO IN VITRO DE ALHO, CONSIDERANDO ASPECTOS DE CONSISTÊNCIA DO MEIO DE CULTURA, RECIPIENTES DE CULTIVO E NÚMERO DE PLANTAS POR RECIPIENTE (AGRONOMIA)

Ernandes Arcanjo da Silva, Ludmila Ribeiro de Sousa, Christian Viterbo Maximiano

Resumo


O cultivo in vitro de ápices caulinares com objetivo de obter plantas livres de vírus é uma das principais aplicações da cultura de tecidos vegetais para cadeia produtiva de alho. A metodologia em uso proporciona obtenção de até 80% de plantas livres para as espécies de vírus indexadas. O processo de bulbificação ainda necessita de ajustes para aumentar a eficiência de micropropagação do alho in vitro. O protocolo engloba desde a fase da regeneração de parte aérea até a bulbificação, sendo esta última bastante sensível e a que mais necessita de aperfeiçoamentos. Nesse sentido, foram avaliadas nesta etapa da formação dos microbulbos in vitro algumas modificações relacionadas à consistência do meio de cultura, tipos de recipientes de cultivo e número de plantas por recipiente. Os resultados obtidos para a cultivar Amarante mostram que a bulbificação foi mais eficiente no frasco de vidro tipo aspargo (16x5,5cm), com 25 ml de volume de meio de cultura de consistência sólida e uma planta por recipiente, obtendo-se maior comprimento de plantas, diâmetro e peso de microbulbos. Usando-se 50 ml de meio de cultura por frasco, não há diferença entre 1 ou 2 plantas na formação do microbulbo. Para a cultivar Ito, considerando o peso e diâmetro dos microbulbos, pode-se utilizar com a mesma eficiência na bulbificação, o tubo de ensaio (20x2,3cm) com uma planta por recipiente, tanto com meio líquido quanto sólido ou o frasco de vidro com meio de cultura de consistência líquida, volume de 50 ml e duas plantas por frasco.

PALAVRAS-CHAVE: Allium sativum L.; cultivo in vitro; meio de cultura; microbulbos.



Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, S. R. M. Princípios da Cultura de Tecidos Vegetais. Circular técnica nº 58- Embrapa Cerrados. Planaltina-DF, 2002. Disponível em: Acesso em: 03/08/2023

BUSO, J, A. Estimativas de parâmetros genéticos de caracteres de plantas e bulbo de cebola (Allium cepa L.). Livraria Digital USP. Piracicaba-SP, 1978. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11137/tde-20210919-102038/en.php> Acesso em: 20/11/2023.

CARVALHO, J.M.F.C.. Aplicacion de las tecnicas de cultivo in vitro en la multiplicación y mejora del algodón (Gossypium hirsutum L). 1996. Tese (Doutorado em Engenharia Agrônoma) – Departamento de Biologia Vegetal, Escuela Tecnica Superior de Ingenieros Agronomos de la Universidad Politecnica de Madrid. Madrid- Espanha, 1997. Disponível em:

CARVALHO, J. M. F.; SILVA, M. M. A.; MEDEIROS, M. J. L. Fatores inerentes à Micropropagação. Circular técnica nº 148- Embrapa Algodão. Campina Grande-PB, 2006. Disponível em: Acesso em: 03/08/2023

EQUIPE EDITORIAL DE CONCEITO.DE- Protocolo- O que é, conceito e definição. Disponível em: . Acesso em 20/10/2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.