DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA BERINJELA SUBMETIDA A DIFERENTES VAZÕES DE GOTEJAMENTO (AGRONOMIA)

João Pereira Dos Santos Junior, Christian Viterbo Maximiano

Resumo


particularmente prejudicial durante os estádios de florescimento e frutificação, pois pode provocar o abortamento de flores e frutos e reduzir o crescimento vegetativo da planta. Na prática, todos os sistemas de irrigação podem ser empregados no cultivo da berinjela. No Brasil, em menor escala são adotados o sistema por gotejamento, que apresentam como vantagem a redução da ocorrência de doenças da parte aérea, em razão de não molharem a folhagem da planta. Para a escolha do sistema mais viável, devem ser avaliadas as vantagens e desvantagens que cada um oferece, incluindo os aspectos econômicos envolvidos para uma melhor relação custo/benefício. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da cultura da berinjela (Solanum melongena L.) submetida a diferentes vazões de gotejamento. O delineamento estatístico foi feito em blocos casualizados (DBC), com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em: testemunha (vazão não controlada), vazão com 20L/horas, vazão com 40L horas e vazão com 70 L/h. As variáveis avaliadas referentes ao desenvolvimento vegetativo foram: Altura de planta (ALT), crescimento de raiz (CR) e Massa verde (MSV). A variáveis de produção avaliadas foram: número de inflorescência (NFL) e de frutos (NFR). A cultura da berinjela não apresentou diferenças significativas no desenvolvimento vegetativo e produtivo, quando submetidas a diferentes vazões de gotejamento, mas notou-se uma tendência de redução dos parâmetros de desenvolvimento vegetativo e produtivo da berinjela, quando submetidas a irrigação com altas vazões (70 l/h).


Palavras-Chave: berinjela; gotejamento; hortaliças; localizada; irrigação

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, J. C. S. et al. Análise do mercado brasileiro de hortaliças: o caso da

berinjela. Revista de Economia e Agronegócio, v. 17, n. 3, p. 383-400, 2019.

BERNARDINO, K. Irrigação por gotejamento: como funciona o sistema. Disponível em: https://blog.mfrural.com.br/irrigacao-por-gotejamento/ Acesso em 01 de set. 2023.

EMBRAPA. Cultivo da berinjela (Solanum melongena L.). Brasília: Embrapa, 2007.

FANCELLI, A. L., dos Santos, H. P., Faria, R. T., & amp; Cunha, F. F. Cultivo da Berinjela. Embrapa Hortaliça, 2013.

FERREIRA, L. P. et al. Panorama da produção de hortaliças no Brasil. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, v. 24, n. 2, p. 103-114, 2018.

FIORESE, K.F. Avaliação das características agronômicas e produtividade de cultivares soja em diferentes sistemas de semeadura. 2013. 24 F. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade de Brasília - UnB, Brasília, 2013.

FLECHA, P. A. N. Sensibilidade das culturas da batata (Solamum tuberosum L.) a da alface (Lactuca sativa L.) ao excesso de água no solo. 2004. Dissertação de Mestrado – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.