BIOSSEGURANÇA APLICADA À PRODUÇÃO DE BIOINSUMOS: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DO USO DE INSUMOS SINTÉTICOS (AGRONOMIA)

Sarah Emily Emanuelle Sousa Araujo, Rayane Balsamo

Resumo


Introdução: Os bioinsumos são considerados uma alternativa aos agroquímicos, produtos químicos utilizados na agricultura convencional. A fabricação de bioinsumos requer métodos apropriados para garantir tanto a proteção dos colaboradores, quanto para assegurar a produção de excelência, que atenda às necessidades do produtor. Objetivo: analisar como a biossegurança aplicada à produção de bioinsumos contribui para a redução do uso de agrotóxicos. Metodologia: este estudo é uma pesquisa documental e bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, elaborada por meio de coleta de informações e dados secundários, como a análise do Programa Nacional de Bioinsumos, de manuais e legislações pertinentes, artigos de revisão, artigos de pesquisa, relatórios de pesquisa (dissertações e teses) e documentos extraídos de revistas científicas, jornais, web-sites da internet, livros e outros, em português, publicados entre 2013 e 2023.  Justificativa: tendo em vista os desafios associados ao uso de insumos sintéticos, como riscos à saúde e impactos no meio ambiente, destaca-se a importância de encontrar soluções alternativas e mais sustentáveis. Nesse sentido, os bioinsumos se apresentam como uma alternativa promissora. Conclusão: A produção de bioinsumos exige a implementação de procedimentos de biossegurança adequados, visando não apenas à segurança dos trabalhadores, mas também à obtenção de produtos de alta qualidade que atendam às necessidades dos agricultores. Nesse contexto, a biossegurança se propõe a reduzir e controlar os riscos decorrentes de agentes químicos, físicos, biológicos e mecânicos, através de normas, técnicas e regulamentações que se aplicam a diversas áreas de atividade. 

Palavras-Chave: Produção de bioinsumos, riscos, biossegurança, estratégia, redução de agrotóxicos.



Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. M. P. de; BESSA, T. C. B; ROCHA, S. S. da. Biossegurança, Proteção Ambiental e Saúde: compondo o mosaico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 2, p. 287-292. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 de fev. de 2023.

AMARAL, D. F. S.; LIRA, V. M. C.; MAZZARO, M. A. T.; NOGUEIRA, J. D.; VIDAL, M. C.. Bioinsumos: a Construção de um Programa Nacional pela Sustentabilidade do Agro Brasileiro. Economic Analysis of Law Review. v.12, n.3, p.557- 574. 2021. Disponível em https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1140283/bioinsumos-a-construcao-de-um-programa-nacional-pela-sustentabilidade-do-agro-brasileiro. Acessado em 08 de mar. de 2023.

ANDRADE, A. C., SANNA, M. C. Ensino de Biossegurança na Graduação em Enfermagem: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem. São Paulo, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000500016, acesso em: 01 de set. de 2023.

AZEVEDO, V.A.C., CARLO, R.J.D., FIGUEIREDO, J.R., VISINTIN, J.A., MULLER, C.A., Biotecnologia e biossegurança: o que mudou e precisa mudar para o país celeiro de alimentos do mundo. Comissão de Biossegurança e Biotecnologia do Conselho Federal de Medicina Veterinária - Brasília - DF, 2009. disponível em: https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3453/1351 Acesso em 5 de set. de 2023.

BIAZON, V.V., GALINDO, A.M., FERDINANDI, F.S., CUSTODIO, C.O., Marketing Social para mudança de comportamento de produtores rurais e a produção de inoculantes on farm: proposta de ação. Revista Científica Multidisciplinar da Faculdade Alfa Umuarama. 2021. Disponível em https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/8 Acesso em: 10 de out. de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.