ANEMIA FERROPRIVA: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS RISCOS NO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA (BIOMEDICINA)

Adriana Rodrigues De Souza, Natália Ioseph Gladistone Maciel

Resumo


Introdução: A anemia ferropriva é uma doença caracterizada pela queda da hemoglobina no sangue em decorrência da deficiência de ferro no organismo afetado. Ela é responsável pela maior incidência dentre as várias causas etiopatogênicas das anemias, acometendo cerca de 60% das crianças em idade pré-escolar. Depois das gestantes, as crianças na primeira infância, ou seja menores de cinco anos, são as mais atingidas pela anemia ferropriva. Isso, por sua vez, afeta o crescimento e o desenvolvimento da criança, como capacidades motoras.. Metodologia:Esse trabalho é uma revisão bibliográfica, como fonte de pesquisa científica foram utilizados artigos publicados nos últimos 10 anos, com relevância científica, similaridade com o tema em português e inglês. Referencial teórico: A anemia ferropriva é uma patologia que acontece em consequência da falta de ferro no corpo. O ferro é um fator crucial para a síntese da hemoglobina. Quando a quantidade de ferro é reduzida na medula óssea, a eritropoiese automaticamente também é diminuída, o que acaba conduzindo níveis baixos de hemoglobina e de hemácias na circulação sanguínea.A anemia ferropriva, já na primeira infância, começa a partir de uma deficiência de ferro alimentar. É um período muito suscetível, pois há um gasto de energia muito alto, visto que nessa fase as crianças apresentam grande velocidade de crescimento.Conclusão:neste trabalho abordamos sobre os riscos e consequências que a anemia ferropriva pode trazer na infância e na qualidade de vida futura como o desenvolvimento cognitivo. Compreender a importância em adquirir os hábitos alimentares na infância através de uma alimentação saudável rica em ferro.

Palavras-Chave: Anemia ferropriva, primeira infância, estado nutricional, desenvolvimento infantil na primeira infância


Texto completo:

PDF

Referências


André, H. P. et al. Indicadores de insegurança alimentar e nutricional associados à anemia ferropriva em crianças brasileiras: uma revisão sistemática. Ciência e Saúde Coletiva, v. 23, n. 4, p. 1159-1167, 2018.

Biscegli, et al. Estado nutricional e carência de ferro em crianças frequentadoras de creches antes e15 meses depois da intervenção nutricional. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 124-129, 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Suplementação do Ferro: manual de condutas gerais / Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ suplementacao ferro condutas gerais.pdf Acessado em janeiro de 2018.

Cançado, d. r. Tratamento da anemia ferropênica: alternativas ao sulfato ferroso. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 31,(3):121-122, 2015.

Carvalho, m.c. Baracat, E.C.E.Sgarbieri V.C. Anemia ferropriva e anemia de doença crônica: Distúrbios do metabolismo do ferro. Newslab. e. 81, p. 92-97, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.