PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS CONGÊNITA NO DISTRITO FEDERAL NO PERÍODO DE 2011 A 2021 (BIOMEDICINA)

Ana Carolina da Silva Pereira, Lorena Rodrigues Dantas, Beatriz Camargo

Resumo


A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pelo agente etiológico Treponema pallidum. A transmissão do agente etiológico acontece principalmente através de relação sexual desprotegida com um indivíduo infectado e, caso a gestante esteja infectada, a bactéria pode ultrapassar a barreira transplacentária e infectar o feto, dando origem a Sífilis Congênita (SC). Objetivo:Descrever o perfil epidemiológico da sífilis congênita no Distrito Federal (DF) nos anos de 2011 a 2021.Metodologia:Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, quantitativo do tipo descritivo. Para a realização da pesquisa foram obtidos dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/DATASUS) acerca dos casos de Sífilis Congênita no DF. Dados serão apresentados em formas de gráficos e discutidos posteriormente. Resultado:No período estudado foram identificados 2.431 casos de sífilis congênita no DF. O tratamento adequado das gestantes e dos parceiros mostraram-se como realidade distante para a população do DF, sendo que 59% das gestantes e apenas 26,2% dos parceiros o iniciaram. Sobre a idade materna, registraram 1.241 casos de gestantes entre os 20 e 29 anos, o que corresponde a mais da metade dos casos. Conclusão:Aponta-se para a necessidade de melhorias na qualidade da assistência pré-natal, pois, os valores de SC subiram de forma gradativa, sendo afetados pela pandemia de Sars Cov-2. Os altos números de casos e a negligência com o pré-natal fazem com que os números de casos ainda sejam muito maiores que o objetivo.

Palavras-Chave:Treponema pallidum; Sífilis Congênita; Pré-Natal; Distrito Federal; Sars Cov-2.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Carlos Henrique de; NOBRE, Leandra Marques Ferreira. Incidência de sífilis congênita durante a pandemia de COVID-19 em Cascavel-PR. E-Acadêmica, v. 4, n. 1, p. e2841444-e2841444, 2023. Disponível em: . Acesso em nov de 2023.

AQUINO, Solange Vieira; BRITO, Marilene Magalhães. Comparação do perfil epidemiológico da sífilis congênita nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil no período de 2017 a 2019. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento. 2021. Disponível em: Acesso em 12 de mai de 2023.

CAMPOS, Ana Luiza de Araújo; ARAÚJO, Maria Alix Leite; MELO, Simone Paes de; ANDRADE, Roumayne Fernandes Vieira; GONÇALVES, Marcelo Luiz Carvalho. Sífilis em parturient es: aspectos relacionados ao parceiro sexual. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso abr de 2013.

COSTA, Camila Chaves; FREITAS, Lydia Vieira; SOUZA, Deise Maria do Nascimento; OLIVEIRA, Lara Leite de; CHAGAS, Ana Carolina Maria Araújo;LOPES, Marcos Venícius de Oliveira; DAMASCENO, Ana Kelve de Castro. Sífilis congênita no Ceará: análise epidemiológica de uma década. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, p. 152 a 158, 2013. Disponível em: . Acesso mar de 2023.

DALTRO, Larissa Carvalho Vieira; SANTANA, Alexia Costa Santos; AMORIM, Débora Silva; LIRA, João Lúcio Macário; MOREIRA, Rafaela da Silva; SANTOS, Weslley de Jesus; FERNANDES, Flávia Nunes; CALADO, Priscilla Ferreira; LIMA, Felicson Leonardo Oliveira; COSTA, Matheus Costa; LIMA, Jailton Lobo da Costa; OLIVEIRA, Ana Carolina Santana; SIQUEIRA, Emanuela Avelar Silva de. Perfil epidemiológico da Sífilis Congênita no estado da Bahia no ano de 2020. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento. 2022. Disponível em: Acesso em abr de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.