EFICÁCIA DA INTRADERMOTERAPIA PARA LIPODISTROFIA LOCALIZADA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (BIOMEDICINA)

Nayara Viveiros Silva, Elane Priscila Maciel

Resumo


A intradermoterapia é um tratamento estético que envolve a injeção de substâncias diluídas na pele para combater a gordura localizada. Desenvolvida nos anos 50, essa técnica é usada para tratar problemas estéticos como a lipodistrofia localizada, que afeta áreas como quadril, abdômen e coxas. A intradermoterapia é uma alternativa menos invasiva para quem busca melhorar sua imagem corporal. Objetivo: Descrever a eficácia da intradermoterapia, no tratamento da lipodistrofia localizada. Materiais e Métodos: Este trabalho utilizará a metodologia de revisão integrativa, que visa reunir informações sobre a eficácia da intradermoterapia no tratamento de lipodistrofia localizada por meio da análise de artigos nas bases de dados da saúde e estética, incluindo PUBMED, Scielo e Google Acadêmico. As palavras-chave incluem intradermoterapia, lipodistrofia, gordura localizada e lipodistrofia localizada, com um período de busca entre 2018 e 2023. Resultado:A intradermoterapia é um procedimento que envolve a aplicação de medicamentos na pele ou logo abaixo dela, com o objetivo principal de tratar problemas estéticos, como gordura localizada, flacidez, celulite e rugas. Essas injeções são usadas para estimular o tecido a combater esses problemas. Atualmente, a intradermoterapia é amplamente utilizada em tratamentos estéticos para melhorar a aparência e a textura da pele.Conclusão:A intradermoterapia é um tratamento eficaz para lipodistrofia localizada, mas seu sucesso depende da escolha de um profissional qualificado que siga rigorosas normas de biossegurança e realize uma avaliação detalhada do paciente. Para otimizar os resultados, é fundamental combinar a intradermoterapia com uma dieta controlada em calorias, exercícios regulares e, em alguns casos, o uso de dispositivos complementares, como ultrassom. Portanto, a efetividade desse tratamento está condicionada à abordagem holística, incluindo estilo de vida e acompanhamento profissional adequado.

Palavras-Chave:Intradermoterapia; Lipodistrofia; Gordura localizada; Mesoterapia; Eficácia da intradermoterapia;


Texto completo:

PDF

Referências


Arrais Vilela, P. (2023). A importância da técnica de intradermoterapia ou mesoterapia na saúde estética. Revista Científica Mais Pontal, 2(1), 71–80. Recuperado de [https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/55 (https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/55)

Fernandes, A. V., Rocha, J. I. O. M., & Fulco, T. O. (2021). Utilização da intradermoterapia para redução de gordura localizada na região submentoniana. Episteme Transversalis, 12(2). Disponível em [http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2397](http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2397)

Lemos, R. L., Silva, K. C. da, Morais, J. C. M. de, Silva, H. R., Ribeiro, R. de S., & Borges, R. M. (2021). Intradermoterapia no tratamento de gordura localizada: revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, 7(12), 111349–111360. DOI: [10.34117/bjdv7n12-085](https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40627)

Farina, T., Petroni, S., & Pereira da Rocha, L. (2021). Associação da carboxiterapia e intradermoterapia no tratamento da lipodistrofia localizada – Relato de caso. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, 1(2), E0362021. DOI: [10.48051/rcec.v1i2.36](https://rcec.com.br/journal/index.php/rcec/article/view/36)

Souza, M. L., Pereira, L., & Bacelar, I. A. (2018). Intradermoterapia - Revisão de Literatura. Revista Saúde em Foco - Edição n° 10. Disponível em [link](colocar o link aqui). Acesso em: Abr. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.