GESTAÇÃO E ESTÉTICA: O AUTOCUIDADO NEM SEMPRE DISPONÍVEL A GESTANTES (BIOMEDICINA)

Wanessa de Oliveira e Silva, Eduardo Gomes de Mendonça

Resumo


A gravidez é um período de mudanças físicas e emocionais significativas, e o autocuidado estético é importante para o bem-estar da mulher. O estudo aborda a importância do autocuidado estético durante a gravidez, destacando a falta de produtos e procedimentos aprovados para uso nesse período. Objetivo: investigar as possibilidades de autocuidado estético apropriado para gestantes e de que maneira poderiam ser adotadas às gestantes que necessitam de procedimentos estéticos e produtos da indústria farmacêutica. Materiais e métodos: revisão da literatura de caráter descritivo e exploratório, que foi realizada entre janeiro e novembro de 2023, online, nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Frontiersin e PubMed, contendo materiais publicados em português e inglês. Foram utilizados trinta e três artigos para compor esta pesquisa. Resultados: As transformações físicas resultantes da gravidez são influenciadas por uma gama de elementos, abrangendo desde variações hormonais até os efeitos físicos e emocionais experimentados pelas mulheres que estão esperando um filho. Vários autores citados na revisão bibliográfica enfatizam a importância de reconhecer e abordar as mudanças na pele e nos cabelos que ocorrem durante esse período, ao mesmo tempo em que ressaltam a necessidade crucial de garantir a segurança tanto da mãe quanto do feto ao optar por produtos e procedimentos estéticos. Substâncias como retinoides, ácido salicílico, hidroquinona, uréia com mais de 3% de concentração, ácido glicólico, ácido mandélico, ácido lático acima de 10%, cânfora e chumbo não devem ser utilizados durante o período gravídico por apresentarem riscos à mãe e o feto. Já
substâncias como ácido Kójico, ácido azeláico, vitamina C ou ácido ascórbico; hidratantes e protetor solar são permitidos para uso durante a gravidez. Conclusão: A revisão destaca orientações personalizadas para tratamentos estéticos na gravidez, enfatizando produtos seguros e a necessidade de mais pesquisas. Colaboração interdisciplinar é crucial para manejar condições dermatológicas durante a gestação, priorizando segurança. Compreender mudanças estéticas, desenvolver tratamentos seguros e colaborar entre
profissionais são essenciais para cuidados estéticos adequados na gravidez, promovendo bem-estar materno e fetal.

Palavras-chave: Gravidez. Autocuidado. Estética. Procedimentos estéticos. Biomedicina.


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN COLLEGE OF OBSTETRICIANS AND GYNECOLOGISTS - ACOG. Skin Conditions During Pregnancy. 2018. Disponível em: https://www.acog.org/womens-health/faqs/skin-conditions-during- pregnancy. Acesso em 14 abr. 2023.

AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION - APA. 2021. Beauty Treatments During Pregnancy: What’s Safe? Disponível em: https://americanpregnancy.org/pregnancy-health/beauty-treatments-during-pregnancy- 10456/ Acesso em: 14 abr. 2023.

AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION - APA. Skin Changes During Pregnancy. 2018. Disponível em: https://www.acog.org/womens-health/faqs/skin-conditions-during-pregnancy. Acesso em: 14 abr. 2023.

ANDRADE, P. M., PÉRISSÉ, A. R., & BENUTE, G. R. G. Dermatoses na gestação. Anais brasileiros de dermatologia, v., 92, n. 3, p. 273-285, 2017.

ARRUDA, H. F. B. R.; SILVA, L. S. Cuidados estéticos com a pele com uso de dermocosméticos e cosméticos na gravidez: Esthetic skin care with the use of dermocosmetics and cosmetics during pregnancy. Brazilian Journal of Development, V. 8, n 12, p. 77348–77369, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.