Contabilidade no Brasil: Ontem e hoje (CIÊNCIAS CONTÁBEIS)

Mateus Pereira Lobato, Raimundo de Jesus Paravidine

Resumo


Este projeto propõe uma análise crítica das fontes mais relevantes sobre a história da contabilidade no Brasil, com o objetivo de identificar os principais eventos e fatores que influenciaram a contabilidade no país. Foram utilizados livros, artigos científicos, dissertações, teses, links acadêmicos, normas regulatórias e outras fontes relevantes para o tema em questão. A metodologia utilizada foi baseada na análise crítica das fontes, considerando a relevância e a validade dos dados apresentados, bem como a consistência e a coerência das informações em relação ao tema geral. Este trabalho possui objetivos específicos visam compreender a história da
contabilidade no Brasil e os principais desafios enfrentados pela profissão contábil ao longo dos anos, além de analisar como a contabilidade surgiu no Brasil, identificando suas raízes históricas, como a legislação influenciou essa evolução, e identificar os principais desafios enfrentados pela contabilidade no Brasil. Além disso, o objetivo geral é discutir o pensamento contábil sob perspectivas e benefícios das escolas contábeis no Brasil. Espera-se que esta investigação possa contribuir para um melhor entendimento do desenvolvimento da contabilidade no Brasil, bem como dos desafios principais enfrentados pelos profissionais. A
partir das informações coletadas e analisadas, será possível refletir sobre as implicações desses eventos para a contabilidade no país e avaliar os desafios atuais enfrentados pelos profissionais da área.

Palavras-Chave: Contabilidade; Brasil; História; Qualificação; Mercado de Trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. E. F. de. A história da contabilidade gerencial no Brasil: uma análise dos principais fatos ocorridos entre 1950 e 2000. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade gerencial: evolução histórica e conceitual. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 54-77, jul./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/4769/4416. Acesso em: 28 mar. 2023.

ARAÚJO, I. S., & Barros, S. R. (2012). A inserção feminina na contabilidade no Brasil: um estudo sobre as mudanças nas profissões contábeis. Revista Mineira de Contabilidade, 11(2), 13-27.

BARREIROS, I. D., & Silva, A. L. (2018). Desigualdades de gênero na carreira das mulheres contabilistas. Revista de Contabilidade e Organizações, 12(33), 64-76.

BORBA, José Alonso. A história da contabilidade no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 16, n. 25, p. 7-20, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v16n25/v16n25a02.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.