A INSERÇÃO DO TRANSGÊNERO E GÊNERO NÃO BINÁRIO NO SISTEMA JUDICIÁRIO BRASILEIRO: DIREITO E JUSTIÇA (DIREITO)

Jéssica Santos Ribeiro, Robson Pedro Veras

Resumo


O presente trabalho de conclusão de curso objetiva fomentar a temática acerca dainserção do transgênero e do gênero não binário no sistema judiciário brasileiro. De forma, atrazerummelhorentendimentodaidentidadedegênero, assimnosistemaprisionalanalisandooflagrantedesrespeitoaosdireitosfundamentaiseadignidadedapessoahumanaeapersonalidadedostransgênerosetransexuaisdentrodosistemacarcerário.Vistoquedevemsertratados todos de forma igualitária.” Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquernatureza”.Porémdeacordocompreconceitosimpostospelasociedadequeusamcomopadrõesnossosexoebiologiadenascimento,sãováriasassituaçõesdeviolênciasepreconceitos.Entreoutras formas de violência e repúdio vivenciados pela sociedade transexuais. Em relação aocárcere o preconceito e a forma de abordar a transexualidade não é diferente. Dentro dessedesfavorávelambientedeisolamentoosofrimentodostransgênerosetransexuaiséaindamaiordevido à falta de estrutura, sofrem constantemente os efeitos de sua identidade de gênero, comas penas privativas de liberdade. Ou seja, toda essa dificuldade resulta principalmente namaneira como as entidades prisionais classificam esses encarcerados. Ao final deste trabalhoiremos abordar, como pode ser feita essa inserção visando de forma mais clara e objetiva,abordandoo princípio dadignidadedapessoa humana.

Palavraschave:Inserção;Populaçãotransgénero;Sistemajudiciary;Transexualidade;Identidadedegênero.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, Luís Roberto. A dignidade humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2013.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: fatos e mitos. Trad: Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo ll – A experiência vivida Tradução de Sérgio Millet. São Paulo 1967.

BRASIL.[Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de Outubro de 1988.4.ed. São Paulo,1990.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.