TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS (DIREITO)

José Espedito Leal de Souza, Graciele Neto Cardoso Dutra

Resumo


Este artigo tem como objetivo a análise da temática do trabalho análogo ao de escravo, conduta consistente em uma prática de natureza criminosa e ilegal. Primeiramente, realizou-se um estudo normativo do trabalho escravo no âmbito internacional e nacional. Além do estudo jurisprudencial, o trabalho analisa a problemáticasobre a práticada exploração do trabalho análogo a de escravo. Neste contexto, têm-secomo objeto de estudo as violações dos direitos humanos sob a perspectiva histórica e analítica, verificando-se as origens elementares da problemática e seu impacto social à luz do contexto internacional e estudos de casos. Em contínuo, serão apresentados os pilares do ordenamento jurídicodisciplinadores do objeto em análise, com ênfase na legislação brasileira e na interpretação integrativa mediante a intensificação da sistemática de atuação do poder público no combate ao trabalho escravo para que os resultados sejam obtidos em detrimentoda falta de densidade normativa dos institutos jurídicos existentes.

Palavras-chave: Trabalho análogo à escravidão. Direitos Humanos. Direitos Fundamentais. Segurança jurídica.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.777, de 26 de dezembro de 1995. Define os crimes de redução à condição análoga à de escravo e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9777.htm. Acesso em: 15/04/2023.

BAYLOS, Antônio. Prefácio I. In: GRASSELLI, Odete. O direito derivado da tecnologia: circunstâncias coletivas e individuais no direito do trabalho, São Paulo: LTr, 2010.

BRITTO, José Cláudio Monteiro de. Trabalho em condições análogas à de escravo: os bens jurídicos protegidos pelo artigo 149 do Código Penal brasileiro. Revista Jurídica da Presidência, 2014.

CASADO, Filho. Napoleão. Direitos humanos fundamentais. 5. Ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.