ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AOS RISCOS BIOLÓGICOS NA ÀREA HOSPITALAR (ENFERMAGEM)

Diego Klauber Leite Fernandes Amaral, Eliana Bueno de Souza, Patrícia Luíza da Costa Fernandes

Resumo


Os agentes biológicos ocasionam impactos em relação as infecções nos serviços de saúde trazendo um grave problema de múltiplas repercussões no bem-estar social de todos que estão inseridas no contexto doença/saúde. O crescimento dessas deficiências contradiz a concepção de um atendimento de saúde focado no tratamento das patologias advindas da ineficiência nos sistemas de biossegurança, visto que os mesmos ainda são baseados em modelos generalistas voltados apenas pela falta de materiais hospitalares. Objetivo: Descrever a atuação dos profissionais de enfermagem frente aos elementos que compõe os riscos biológicos no âmbito hospitalar. Materiais e Métodos: Trata-se de pesquisa básica descritiva e exploratória quanto aos objetivos gerais e integrativo. Como fontes principais de pesquisa as bases científicas de artigos e teses, tais como: Scielo, Banco de Teses e Dissertações da CAPES, sobre
um levantamento bibliográfico de artigos de 2012 a 2023. Resultado e discussão: A fim de minimizar o risco e promover a segurança dos trabalhadores, são consideradas ações criteriosas como medidas preventivas contra riscos ocupacionais biológicos, isto é, ações educacionais quanto a prática laboral e orientações em relação à saúde, bem como, a realização de um programa de prevenção e manuseio de material biológico e equipamentos de EPI com o intuito de reduzir os acidentes com materiais biológicos. Conclusão: Deste modo para se evitar tais infecções e riscos ocupacionais, as medidas de biossegurança são determinantes e extremamente importantes para reduzir ou evitar o contágio, através do uso de equipamentos de proteção, luvas, máscaras, dentre outros materiais, conforme o nível de classificação.

Palavras-Chave: Riscos Ocupacionais; Risco Biológico; Profissionais de Enfermagem; Métodos de Biossegurança.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R. B., SILVA, R. M., FILHO, I. M. As dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro do trabalho na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais – revisão de literatura. Rev. Cient. Sena Aires. 6(1) 59-

- 2017.

ALVES, W. C., SILVEIRA, R. S. A importância da segurança dos trabalhadores de enfermagem no ambiente de trabalho na prevenção dos riscos ocupacionais. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, e5711527811, 2022. Disponível em http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.27811. Acesso em 19 mai. 2023.

CABRAL, F. H.; SILVA, Maria Zildênia Oliveira. Prevenção e controle de infecções no ambiente hospitalar. Sanare – Revista de Políticas Públicas, Sobral-CE, v. 12, n. 1, p. 59-70, jan./jun. 2013. Disponível em . Acesso em: 08 nov. 2023.

CARVALHO, H. E. F. Visão dos Profissionais de Enfermagem Quanto aos Riscos Ocupacionais e Acidentes de Trabalho na Central de Material e Esterilização. J. res.: fundam. care. Online. 11(5), 1161- 1166, 2019.

MARINHO, M. S., ALMEIDA, C. T., ANDRADE, E. N. Risco ergonômico nas práticas da equipe de enfermagem de uma UTI. Revista Ciência e Desenvolvimento. 8(1), 192-205, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.