A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO ASSISTENCIAL DA ENFERMAGEM ÀS MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE OVÁRIO (ENFERMAGEM)

Jessica Lima de Almeida, Raimundo Neto Moreira da Silva, Alaine Lima de Arruda

Resumo


O câncer é definido como o crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos do corpo, sendo difícil
controlar a replicação celular. Essas células doentes podem espalhar-se para outras regiões, o que conhecemos como metástase, ocasionando em muitos casos a morte da paciente. Dentre as neoplasias ginecológicas o câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado sendo o mais letal. Objetivo: Mostrar por meio da revisão integrativa a importância da assistência de enfermagem às mulheres portadoras de câncer de ovário. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica acerca a importância da atuação assistencial da enfermagem às mulheres com câncer de ovário. O estudo permeou etapas como: formulação da questão para a elaboração da revisão integrativa da literatura; especificação dos métodos de seleção dos estudos; procedimento de extração dos dados;
análise e avaliação dos estudos. Resultados e discussão: Destaca-se que na maioria dos artigos utilizados mostraram que apesar do câncer de ovário não ser o de maior probabilidade nas mulheres, ele está entre os principais tipos de cânceres que leva a morte entre as neoplasias ginecológicas, sendo está uma consequência relacionada as dificuldades no diagnóstico precoce e da chance pequena
da cura definitiva da doença. Conclusão: O presente estudo, mostrou a importância da assistência de enfermagem às mulheres com câncer de ovário, contribuindo para a qualidade e melhoria da assistência de enfermagem voltadas para essas mulheres e seus familiares, também, espera-se que esse estudo que venha servir de motivação para novos estudos sobre esse tema.

Palavras-Chave: Câncer de ovário; assistência de enfermagem; tratamento; diagnóstico; prevenção de doenças.


Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. - Instituto Sírio - Libanês de Ensino e Pesquisa. Protocolo de Atenção básica:Saúde das Mulheres. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_atencao_basica_saude_mulheres.pdf. Acesso em: mai. 2023.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Caderno de Atenção Primária. 1a Ed. Brasília, 2010. Ministério da Saúde. Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_primaria_29_rastreamento.p DF. Acesso em: mai. 2023.

Brito, N. T. G.; Carvalho, R. A humanização segundo pacientes oncológicos com longo período de internação. Einstein, v. 8, n. 2, p. 221-7, 2010. Acesso em abril. De 2023.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN no 358 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. COFEN. Brasília, 2009. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.