OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREPARAÇÃO DOS FAMILIARES FRENTE A FINITUDE DA VIDA DO PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS (ENFERMAGEM)

Júlia Ribeiro Rodrigues, Gabriela Gomes Rocha Silva

Resumo


Este trabalho tem como foco principal a importância que os profissionais de enfermagem têm no relacionamento com os
familiares durante o processo de finitude de vida do paciente em cuidados paliativos destacando também a importância destes cuidados para os familiares, a preparação da família no luto antecipatório e as fases do luto após a morte. Objetivo: Descrever quais as ações que os profissionais de enfermagem devem ter com os familiares durante o processo de finitude de vida do paciente em cuidados
paliativos, abordando a importância dos cuidados paliativos para os familiares e preparando a família no luto antecipatório, além de descrever as fases do luto após a morte. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa que se caracteriza pelo método de revisão bibliográfica, onde foram pesquisados e escolhidos para levantamento de dados acerca do tema, os cuidados de enfermagem na
preparação dos familiares quanto às escolhas frente a finitude da vida do paciente em cuidados paliativos. Resultados e discussão: A amostra da revisão foi composta por 31 estudos que tratavam do tema; os dados coletados por esse estudo se referiram à importância da atuação da equipe de enfermagem através de cuidados paliativos e cuidados da enfermagem com os familiares. Para atingir os
objetivos propostos para a temática deste estudo, os resultados foram agrupados abordando os seguintes tópicos: cuidados paliativos e suas importâncias, cuidados de enfermagem com os familiares, preparação da família para o luto antecipatório e as fases do luto.
Conclusão: A equipe de enfermagem tem papel fundamental para proporcionar aos pacientes bem-estar físico e emocional e estendê- los aos seus familiares, tendo compreensão das suas necessidades e guiando-os com o objetivo de melhora do processo terapêutico e o encorajamento para continuarem cuidando do paciente e seu familiar cuidador.

Palavras-Chave: cuidados paliativos; enfermagem familiar; luto antecipatório; enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M.M.T. Comunicação em cuidados paliativos: proposta educacional para profissionais de saúde. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. 16(10), p.486–497. 2011.Disponível em: Acesso em: 20 Mai 2023

BASSO, L.A; WAINER, R. Luto e Perdas Repentinas: Contribuições da Terapia Cognitivo- Comportamental. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Rio Branco, Porto Alegre. 2011. Disponível em: Acesso em: 26 Mai 2023.

BRAGA, C.O; MACHADO, C.S; AFIUNE, F.G. A percepção da família sobre cuidados paliativos. Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás - “Cândido Santiago”, 2021. Disponível em: Acesso em: 26 Mai 2023.

CALSAVARA, V.J., SCORSOLINI-COMIN, F., CORSI, C.A.C. A comunicação de más notícias em saúde: aproximações com a abordagem centrada na pessoa. Revista da Abordagem Gestáltica. 2019; 25(1): 92-102. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 68672019000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 Dez 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.