O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ABORDAGEM DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO (ENFERMAGEM)

Lorrany Alves Oliveira, Ludmilla Santos de Oliveira, Alaine Lima de Arruda

Resumo


O Câncer de colo de útero é uma infecção que se inicia com alterações intraepiteliais progressivas no colo uterino, causada por alguns tipos do vírus papilomavírus humano (HPV) de alto risco e contágio, é caracterizado por um tipo de tumor maligno que ocorre no epitélio do colo uterino, originado de alterações nas células cervicais que vão progredindo de forma desordenada através de lesões
iniciais, causando o carcinoma cervical invasor, ou seja, o câncer propriamente dito. Objetivo: Descrever o papel da enfermagem na abordagem do câncer do colo do útero. Materiais e métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa, a qual tem um tem potencial para construir ciência de enfermagem, transformando pesquisas, práticas e iniciativas políticas. Esta pesquisa percorreu os seguintes passos:
formulação da questão norteadora, busca eletrônica por publicações, seleção dos dados, análise, interpretação dos dados e apresentação dos resultados. Resultados e Discussão: De acordo com os estudos, a maioria destes evidenciaram a importância do papel da enfermagem na abordagem às mulheres com câncer de colo do útero, uma vez que estes profissionais acompanham de perto e realizam todos os cuidados assistências, contribuindo de forma positiva para reabilitação, apoio, orientação, segurança, conforto e melhor qualidade de vida às pacientes. Conclusão: Diante do exposto o presente estudo conclui que a assistência de enfermagem é de grande importância para todas as mulheres, acadêmicos e profissionais de saúde, visando à disseminação de conhecimento a respeito
do câncer de colo do útero, sendo papel da enfermagem sanar dúvidas e fazer a educação em saúde.

Palavras-Chave: câncer de colo de útero; assistência de enfermagem; citopatológico; saúde da mulher; atenção básica.


Texto completo:

PDF

Referências


Andrade, et al. Fatores associados à não adesão ao Papanicolau entre mulheres atendidas pela Estratégia Saúde da Família em Feira de Santana, Bahia, 2010. Revista do SUS Epidemiologia e Serviços de Saúde. Bahia. 2014. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ress/2014.v23n1/111-120. Acesso em: mar. 2023.

Azevedo, et al. O papel do enfermeiro no rastreamento do câncer de colo uterino na atenção primária à saúde. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 4, p. 17490-17505, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/34535. Acesso em: jun. 2023.

Azevedo, et al. Documentação do processo de Enfermagem em instituições públicas de saúde. Revista da Escola de Enfermagem, USP. São Paulo, vol.53.2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/NxpGwW8HpCfJVN7JhcsHFSd/?format=pdf〈=pt. Acesso em: Out, 2023.

Brasil. Ministério da Saúde. - Instituto Sírio - Libanês de Ensino e Pesquisa. Protocolo de Atenção básica: Saúde das Mulheres. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_atencao_basica_saude_mulheres.pdf. Acesso em: mai. 2023.

Brasil. Ministério da Saúde. Caderno de Referência 1: Citopatologia Ginecológica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tecnico_citopatologia_caderno_referencia_1.pdf Acesso em: mai. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.