PREVENÇÃO, TRATAMENTO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM RISCOS EM DESENVOLVER O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC), EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (ENFERMAGEM)

Marco Aurélio Lemes de Sousa, Michele Rodrigues Davi, Michelline de Resende Angelim

Resumo


O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como uma síndrome neurológica prevalente em adultos e idosos, é uma
das principais causas de mortalidade global, demandando uma abordagem multidisciplinar. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo compreender o papel da assistência de enfermagem na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Busca-se destacar a importância do enfermeiro na detecção de fatores de risco, no apoio emocional aos pacientes e suas famílias, e na promoção de hábitos
saudáveis. Materiais e métodos: Os materiais utilizados incluíram protocolos de prevenção e tratamento recomendados por organizações de saúde, além de dados demográficos e epidemiológicos de pacientes atendidos em unidades básicas de saúde. A análise de dados envolveu uma avaliação crítica da literatura revisada, visando fornece uma base teórica robusta para as práticas de enfermagem
na prevenção e tratamento do AVC em ambientes de atenção básica à saúde. Referencial Teórico: Destaca o papel central desses profissionais na prevenção, fornecendo cuidados holísticos e atuando como elo essencial entre pacientes e equipes de saúde. Considerações Finais: Por fim, este estudo reforça a posição crucial dos enfermeiros na abordagem do Acidente Vascular Cerebral (AVC), destacando sua contribuição fundamental na prevenção e tratamento. A atuação multidisciplinar liderada por esses profissionais
revela-se essencial para uma compreensão abrangente dos fatores de risco, enquanto a intervenção precoce e a promoção de hábitos saudáveis são fundamentais na mitigação do impacto do AVC.

Palavras-Chave: “acidente vascular cerebral"; “assistência enfermagem”; “atenção básica à saúde”, “enfermagem cardiovascular”;
“educação em saúde pública”


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P. F; MEDINA, M. G; FAUSTO, M. C. R, et al. Coordenação do cuidado e Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde. Saúde em Debate, v. 42, n. spe1, p. 244–260, set. 2018.

ALVES, C. L; SANTANA, D. S. de; AOYAMA, E. de A. ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO EM ADULTOS JOVENS COM ÊNFASE NOS FATORES DE RISCO, Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, v.2, n. 1, p.1-6. 2020.

ALVES, M. G; RIBEIRO, B. A.; FÉLIX, V. M. C; et al. Conhecimento dos enfermeiros da atenção primária à saúde sobre a escala de Cincinnati. Revista Atenas Higeia, vol. 1, n. 1, jan. /jun. 2019.

ALVES, L. M; GALAVERNA, L. dos S; DORNELAS, L. de F. Toxina botulínica A e repercussões na capacidade para andar de indivíduos pós acidente vascular cerebral: revisão sistemática, Acta Fisiatr.;28(1):66-72, 2021.

AMARAL, J. N. Protocolo de cuidados de enfermagem ao paciente com acidente vascular cerebral (AVC) na fase aguda no serviço de emergência. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós- Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.