COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E O CONHECIMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM DOMICÍLIOS (ENFERMAGEM)

Miguel Rodrigues Mendes, Pamela Gomes de Oliveira, Regina Célia de Oliveira Martins Nunes

Resumo


É de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais, conhecido como primeiros socorros porque diversos episódios diminuem o sofrimento, podendo evitar complicações futuras e salvar vidas. Objetivos: Discorrer acerca do conhecimento em primeiros socorros em domicílios, voltados para complicações de Doenças Cardiovasculares em especial o Infarto Agudo do Miocárdio
e Acidente Vascular Cerebral. Materiais e Métodos: Trata-se de revisão integrativa da literatura a partir de textos e artigos encontrados publicados na íntegra, em língua portuguesa, em base de dados virtuais. Foram utilizados descritores relevantes, como “Primeiros Socorros”, “leigo, domicilio”, “Técnicas em Primeiros Socorros” e “Doenças Cardiovasculares”. Abrangendo artigos publicados entre o
período de 2002 a 2023, foram excluídos artigos repetidos ou aqueles que não atendiam o objetivo do trabalho. Resultado: Em 2019 houve um aumento de DAC geral entre homens acarretando mais de 734 mil óbitos, ou seja 55% de todas as mortes, o que traz importante impacto socioeconômico. Souza et al. (2023), descreve que há um retardo maior que 12 horas para a busca de atendimento, por não reconhecer os sintomas de Infarto e representa 67% dos casos, destacando-se dores torácicas e dispneia, piorando os desfechos após atendimento especializado. Conclusão: A conscientização, tanto por parte dos leigos na comunidade quanto do círculo familiar, emerge como um componente vital para superar os desafios associados ao Infarto Agudo do Miocárdio e ao Acidente Vascular Cerebral. A disseminação de informações precisas sobre os sinais de alerta, medidas preventivas e a importância da aderência ao tratamento não
apenas capacita os indivíduos a reconhecerem precocemente os sintomas, mas também promove uma cultura de cuidado preventivo.

Palavras-Chave: técnicas de primeiros socorros; leigos; Infarto Agudo do Miocárdio; Acidente Vascular Cerebral; atendimento no
domicílio


Texto completo:

PDF

Referências


AHA, American Heart Association. Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. 2020.

ARANHA, A. L. B.; BARSOTTI, G. M.; SILVA, M. P.; OLIVEIRA, N. M.; PEREIRA, T. Q. Revisão integrativa: importância da orientação de técnicas de primeiros socorros para leigos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 6, n. 5, p. 218-242, 2019.

BRANCO, M. J.; NUNES, B. Sinais de Alarme de Enfarte Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral: uma observação sobre conhecimentos e atitudes. Repositório Científico do Instituto Nacional da Saúde, Trabalho de Conclusão de curso, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz. Cartilha de Primeiros Socorros, 2003.

CHIARELLI, A.; ROMÃO, D. M. M.; CAMARGO, F. F.; SALLES, I; BARRETO, J. O. M.; BOEIRA, L. S.; CARVALHO, M. H.; RAIOL, T. VAHDAT, V. S.; RAMALHO, W. Prevenção de acidentes domésticos no Distrito Federal. Repositório Institucional da Fiocruz. Trabalho de Conclusão de curso, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.