OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA A EFICÁCIA DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE: REVISÃO INTEGRATIVA (ENFERMAGEM)

Natália da Silva Carvalho, Gabriela Gomes Rocha Silva

Resumo


A qualidade na assistência depende estritamente do quanto a comunicação é eficaz, algumas barreiras impedem essa
relação e comprometem o atendimento prestado ao paciente. Objetivo: Descobrir os fatores desencadeantes da comunicação ineficaz entre a equipe de enfermagem. Metodologia: Essa pesquisa é uma revisão integrativa, baseada na análise dos dados disponibilizados
na ScientificElectronic Library Online (SciELO) e biblioteca virtual (Google acadêmico). Foram utilizadas 30 referências. Devido à dificuldade de encontrar artigos que abordassem a temática foi necessária a utilização de artigos científicos com a data de publicação entre os anos de 1982 e 2022. Resultado: Comunicar-se é um dever de qualquer profissional da saúde, a comunicação encontra um sentido de conforto, tornando-se parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para
sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal. Conclusão: É importante que o profissional de enfermagem compreenda que a comunicação eficaz é fundamental na assistência prestada aos pacientes sob os seus cuidados, e por isso, também é imprescindível em sua atuação enquanto líder da equipe de enfermagem. Apesar de relevante, não foram encontrados estudos que
expusessem a dinâmica da comunicação dos enfermeiros com os demais membros da equipe multidisciplinar (ACS, fisioterapeutas, psicólogos, etc.) No entanto, foram alcançados os resultados relacionados quanto à pergunta de pesquisa sobre os desafios da comunicação entre a equipe de enfermagem.

Palavras-Chave: comunicação, equipe de enfermagem, assistência hospitalar, segurança do paciente.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, J. E; ASSIS, Y. I. S; SANTOS, M. C; SILVA, T. F. L; SANTOS, R. N. S. S; CRUZ, J. S; FONSECA, M. L. Processo de passagem de plantão: o olhar de enfermeiras nas Unidades de Terapia Intensiva. Rev baiana enferm. 2022; 36: e44492.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde. Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde. Assistência segura: uma reflexão teórica aplicada à prática. Caderno 1. 2. ed. Brasília, DF: Anvisa, 2017.

BRASIL. Ministério de Saúde. Portaria n° 2.095, 24 de setembro de 2013. Aprova protocolos Básicos de segurança, 2013.

BROCA, P. V; FERREIRA, M. D. A. Equipe de enfermagem e comunicação: contribuições para o cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília: 2012, 65(1): 97 – 103.

CAMARGO, EP. São Paulo: Editora UNESP, 2012. A comunicação e os contextos comunicativos como categorias de análise.

CAMPOS, L. D. F; MELO, C. D. A. R. M; Os desafios da comunicação administrativa na enfermagem. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2002. p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.