OS DESAFIOS DA BIOPROSPECÇÃO DA FLORA BRASILEIRA NA DESCOBERTA DE NOVAS MOLÉCULAS PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA (FARMÁCIA)

Fernando Derek Cordeiro da Silva, Patrícia Luiza da Costa Fernandes

Resumo


A utilização de plantas medicinais remota dos povos antigos, refletindo a fitoterapia como uma prática ancestral.
Impulsiona no presente, a busca por tratamentos eficazes contra diversas doenças, principalmente o câncer. Objetivo: Identificar os principais desafios da bioprospecção da flora brasileira na descoberta de novas moléculas para o tratamento do câncer. Materiais e Métodos: Estudo conduzido a partir das bases de dados: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, NCI
(National Cancer Institute) e pubMed. Aderindo a estratégia PCC (Problema, Conceito e Contexto), utilizou-se das combinações: Plantas medicinais, câncer, Brasil, tumor e fitoterapia, além de suas combinações em inglês abrangendo o período de dez anos. Referencial teórico: A bioprospecção de plantas medicinais demonstra a importância da escolha do método mais apropriado no momento da extração do vegetal, pois cada espécie possui uma técnica a qual irá reagir melhor no momento desse procedimento. O uso de plantas medicinais no câncer apresenta uma alternativa às terapias atuais disponíveis, visto que, esse setor carece de novos
tratamentos com efeitos menos agressivos aos portadores da doença e por não ser tão comum a utilização de fármacos à base de vegetais. O território brasileiro apresenta uma biodiversidade genética extensa e pouco explorada, podendo contribuir com o desenvolvimento de medicamentos no combate ao câncer e outras doenças. Conclusão: Apesar das diversas formas de bioprospecção, fica evidente a falta de recursos e mais políticas voltadas com interesse na pesquisa da flora brasileira. Os processos para que ocorram, além de dispendiosos, necessitam da colaboração de diversos setores.

Palavras-Chave: plantas medicinais; câncer; drogas vegetais; fitoterápicos; flora; tumor.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Creusa Sayuri Tahara et al. Novos caminhos da biotecnologia: As inovações da indústria 4.0 na saúde humana. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 23, n. 3, p. 203-231, 2020.

ASSUMPÇÃO, Isabela Cristina Porto et al. Bioprospecção de plantas medicinais com potencial anticancerígeno no Brasil: caracterização e métodos de extração. 2022.

BIOMAS brasileiros. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 21 Abr. 2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_programa_nacional_plantas_medicinais_fi toterapicos.pdf . Acesso em 22 out 2023.

CALIXTO, João B. Biodiversidade como fonte de medicamentos. Ciência e cultura, v. 55, n. 3, p. 37-39,


Apontamentos

  • Não há apontamentos.