SAÚDE DA MULHER: Prevenção, Impacto Psicossocial e Políticas Públicas ao câncer de mama no Brasil (FARMÁCIA)

Flaubert Humphrei Sena Santos, Tânia dos Santos Martins, Erica Carine Campos Caldas Rosa

Resumo


O câncer de mama, prevalente entre as mulheres brasileiras, é influenciado por fatores endócrinos, comportamentais,
ambientais e genéticos. A prevenção e o cuidado com a doença são essenciais, dada a alta incidência, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A atenção à saúde da mulher, incluindo a detecção precoce e o tratamento adequado do câncer de mama, é um campo de estudo importante. Objetivo: Abordar a prevenção, impacto psicossocial e políticas públicas ao câncer de mama no Brasil. Metodologia: A pesquisa realizada é uma revisão da literatura sobre a saúde da mulher, prevenção do câncer de mama, impacto psicossocial e políticas públicas no Brasil. O trabalho é estruturado em três tópicos: “Prevenção do Câncer de Mama”, “Impacto Psicossocial do Câncer de Mama na Vida das Mulheres” e “Políticas Públicas e Programas de Prevenção”. Cada tópico explora subtemas
relevantes, utilizando fontes confiáveis como SciELO, Periódicos Capes e Google Acadêmico. Referencial Teórico: Este artigo de revisão irá abordar as políticas públicas e programas de prevenção do câncer de mama no Brasil, evidenciando o impacto psicossocial da doença. Destacam-se a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância do Outubro Rosa, dados de incidência e mortalidade, mamografias, diagnóstico, tratamento e classificação TNM. O Brasil está empenhado em garantir a igualdade de acesso à
saúde, com foco na prevenção, detecção precoce e tratamento eficiente. Considerações Finais: O câncer de mama requer prevenção, diagnóstico e tratamento integrados. O impacto psicossocial é profundo, necessitando de abordagem multidisciplinar. As políticas públicas
no Brasil são vitais, mas a incidência continua alta. A luta é contínua, visando erradicar a doença e melhorar a vida das mulheres.

Palavras-Chave: Câncer de mama; Impacto Psicossocial; Políticas públicas; Prevenção; Saúde da Mulher.


Texto completo:

PDF

Referências


ADAMI, H.; HUNTER, D.; TRICHOPOULOS, D. (ed.). Textbook of cancer epidemiology. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2008.

Alves, M. O., & Mendonça, D. S. (2021). O Sistema Único de Saúde e sua importância para o enfrentamento do câncer de mama no Brasil. Revista de Gestão e Atenção à Saúde, 10(1), 123-145. Disponível em https://revista.ufrr.br/rga/article/view/7072.

ANOTHAISINTAWEE, T. et al. Risk factors of breast cancer: a systematic review and meta-analysis. Asia- Pacific Journal of Public Health, Hong Kong, v. 25, n. 5, p. 368-387, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1010539513488795.

BATISTA, GV.; MOREIRA, J.A.; LEITE, AL.; MOREIRA, CIH. Câncer de mama: fatores de risco e métodos de prevenção. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 12, pág. e15191211077, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i12.11077. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11077.

BINOTTO, M.; SCHWARTSMANN, G. Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de Pacientes com Câncer de Mama: Revisão Integrativa da Literatura. Revista Brasileira de Cancerologia, [S. l.], v. 66, n. 1, p. e–06405, 2020.

DOI: 10.32635/2176-9745.RBC.2020v66n1.405. Disponível em:

https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/405.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.