CORREÇÃO DE MUTAÇÕES NEOPLÁSICAS ATRAVÉS DA CRISPR-CAS (FARMÁCIA)

Victória do Nascimento Menezes Gomes, Eduardo Gomes Mendonça

Resumo


A técnica CRISPR-CAS 9 desde sua descoberta por Francisco Mojica em 1995, tem tido grande destaque no âmbito científico, principalmente na biologia molecular. Por se tratar de um mecanismo de defesa da bactéria, sua memória adaptativa, que consegue detectar e clivar o DNA invasor do fago, demonstrou sua facilidade e eficiência em realizar alterações genéticas. Validando sua importância a respeito da edição gênica, por possibilitar essas modificações vêm sendo estudada na correção de mutações neoplásicas, podendo ser a chave para o tratamento de pacientes, pois pode haver a edição do gene cancerígeno durante a manifestação ou até no processo inicial, permite assim a prevenção do surgimento da doença. Objetivo: Salienta ao leitor a importância dessa nova técnica, que está trazendo novas possibilidades de estudos e terapias tanto para ciência, como para os
pacientes acometidos pela neoplasia. Metodologia: O artigo foi elaborado através do estudo transversal e qualitativo, revisão de literatura de trabalhos entre 2018 e 2023, escritos em inglês e português. As bases de dados utilizadas foram: SciELO - Scientific Electronic Library, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Google acadêmico. Conclusão: Demonstra a eficácia da CRISPR-CAS 9 na edição de DNA e as realizações que a mesma pode proporcionar. Destaca sua praticidade
mediante a outros tratamentos referente aos carcinomas, trazendo uma nova alternativa aos pacientes.

Palavras-Chave: técnica CRISPR-CAS 9; neoplasia; edição gênica.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Amanda SR; SOUZA, Cleide B. Sistema CRISPR-Cas9: uma alternativa terapêutica para neoplasia pulmonar. J Bras Patol Med Lab, v. 57, p. 1-9, 2021.

BERNARDES, Vinicius Alves et al. A utilização da técnica de CRISPR-CAS9 na Terapia Gênica. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e75101421778-e75101421778, 2021.

BRESOLIN, Eduarda; WIETHÖLTER, Paula; KIRSTEN, Karina Schreiner. CRISPR: Edição genômica aplicada à Oncologia CRISPR: Genomic editing applied to Oncology. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 90908-90927, 2021.

DE CASTRO, Juliana Dal Corso; MONTARDO, Enilson Carmo. O avanço da terapia gênica no tratamento de doenças. In: X Mostra Integrada de Iniciação Científica. 2020.

DIAS, Camila Almeida de Paula; DIAS, Janice Maria Ribeiro. O Sistema CRISPR-CAS como uma nova ferramenta biotecnológica na edição de genomas: aplicações e implicações. Rev. Ambiente Acadêmico (ISSN Impresso 2447-7273, ISSN online 2526-0286), v. 4, n. 1, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.