USO DA BOLA SUÍÇA NO TRABALHO DE PARTO (FISIOTERAPIA)

Kaliane Maria da Silva, Helmorany Nunes de Araújo

Resumo


A utilização das práticas que estimulam o parto normal devem ser estudadas, pois, ao serem realizadas pelas gestantes, trazem efeitos satisfatórios de conforto e alívio da dor no decorrer do trabalho de parto, evitando o uso de fármacos. Um dos métodos não invasivos e não farmacológicos utilizado para alívio da dor do parto é a bola suíça. A utilização desse objeto como tecnologia do cuidado para a mulher grávida é um tema que precisa ser cada vez mais estudado e aprofundado para implementação na rotina de práticas naturais de relaxamento para a mãe. Isso porque, a bola suíça é mais uma possibilidade de oferecer cuidado integral e humanizado à mulher, com grandes benefícios. Objetivo: descrever o uso da bola suíça no trabalho de parto, buscando entender de que maneira ela vem sendo usada e propor os exercícios mais utilizados com esse recurso. Metodologia: para atingir o objetivo, como metodologia de estudo foi realizada uma revisão sistemática. Revisão sistemática: Após pesquisa nas bases de dados, foram encontrados um total de 519 artigos, dentre os quais 7 foram selecionados por atenderem aos critérios de inclusão. Considerações finais: Os exercícios com bola podem revelar-se uma intervenção complementar simples e eficaz que pode ser utilizada para gerir o desconforto do trabalho de parto e também para diminuir a duração desse processo. Nos autores estudados, identificou-se que a maioria dos exercícios propostos foi na posição sentada, seguida das posições agachada e ajoelhada. A posição em pé, foi a menos foi proposta nos estudos.

Palavras-Chave: dor do parto, partonormal/natural, parto, fisioterapia, bola de parto.


Texto completo:

PDF

Referências


DINIZ, C.S.G. Humanização da assistência ao parto no Brasil: os muitos sentidos de um movimento. Ciência e saúde coletiva, v. 10, n. 3, p. 627-37, 2005.

FIOCRUZ. No Brasil das cesáreas, falta de autonomia da mulher sobre o parto é histórica. Casa de Oswaldo Cruz.2021. Disponível em: https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1967-no-brasil-das- cesareas-a-falta-de-autonomia-da-mulher-sobre-o-parto-e-historica.html. Acesso em 03 de dezembro de 2023.

GALLO, Rubneide Barreto Silva et al. Bola suíça para alívio da dor de primíparas em trabalho de parto ativo. Revista Dor , v. 15, pág. 253-255, 2014.

GAMA, Andréa de Sousa et al. Representações e experiências das mulheres sobre a assistência ao parto vaginal e cesárea em maternidades pública e privada. Caderno de Saúde Pública, v.25,n.11,p. 2480-2488, 2009.

JHA, Sujata et al. The Effect of Birthing Ball Exercises on Labor Pain and Labor Outcome Among Primigraviade Parturient Mothers at a Tertiary Care Hospital. Cureus, v. 15, n. 3, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.