ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA COM PREMATUROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA (FISIOTERAPIA)

Sarah Christini de Oliveira Rodrigues, Rafaella Carvalho da Silva

Resumo


a atuação fisioterapêuticana Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é um tópicorelevante na área da saúde neonatal. À medida que as pesquisas avançam e as práticas são aprimoradas, a fisioterapia neonatal continua a desempenhar um papel essencial nodesenvolvimentoe na recuperação de recém-nascidos prematuros e doentes. Objetivo: investigar a contribuição da atuação fisioterapêuticadentro da unidade de terapia intensiva neonatal, como motora em pacientes críticos neonatais, às técnicas de manuseio utilizadas, sua segurança e benefícios. Metodologia: revisão de literatura, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, método exploratório e natureza qualitativa. Para a consecução da pesquisa, a busca por artigos relevantes será realizada em bases de dados científicas, como PubMed, BVS, PEDro, SciElo. Resultado: A atuação do fisioterapeuta na UTIN visa prevenir e tratar disfunções motoras e respiratórias, promovendo a qualidade de vida e reduzindo o tempo de internação. No entanto, existem variações nos tipos de manuseio, segurança nos atendimentos e na adoção de protocolos baseados em evidências científicas. Conclusão: a atuação do fisioterapeuta na UTIN visa prevenir e tratar disfunções motoras e respiratórias, promovendo a qualidade de vida e reduzindo o tempo de internação. No entanto, existem variações nos tipos de manuseio, segurança nos atendimentos e na adoção de protocolos baseados em evidências científicas. A fisioterapia neonatal na UTIN é uma abordagem terapêutica comprovadamente valiosa, com uma série de benefícios para os pacientes. A pesquisa evidencia que a intervenção fisioterapêutica motora desempenha um papel crucial no desenvolvimento, na recuperação e na qualidade de vida dos recém-nascidos críticos.

Palavras-Chave:fisioterapia; recém-nascido; prematuro; unidade de terapia intensiva neonatal.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, J. Q. DO; BERNARDI, L. D. P. SEUS, T. L. C. Atuação fisioterapêutica em unidades de terapia intensiva neonatal do Rio Grande do Sul. Fisioterapia e Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 350–356, out. 2022.

AMARAL, Juliana Quiroz do; BERNARDI, Luísse Dagagny Pecce; SEUS, Thamires Lorenzet Cunha. Atuação fisioterapêutica em unidades de terapia intensiva neonatal do Rio Grande do Sul. Fisioterapia e Pesquisa, v. 29, p. 350-356, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n° 930, de 10 de maio de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0930_10_05_2012.html. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. Sociedade Brasileira de Pediatria. Prevenção da prematuridade – uma intervenção da gestão e da assistência. Departamento Científico de Neonatologia, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/20399b-DocCient_-_Prevencao_da_prematuridade.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. Sociedade Brasileira de Pediatria. Tratado de Pediatria, Volume2. Editora Manole, 2017. Disponível em: https://ia802909.us.archive.org/16/items/Tratado_de_pediatria_4._ed._Vol._2_-_www.meulivro.biz/Tratado_de_pediatria_4._ed._Vol._2_-_www.meulivro.biz.pdf. Aceso em: 14 dez. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.